A Bentley acaba de dar a conhecer a sua proposta mais dinâmica em 101 anos de história - o Bentley Continental GT Speed. Proposta capaz de extrair ainda mais potência do conhecido W12 e a que junta, ainda, as vantagens das quatro rodas direccionais, além de um novo setup na suspensão. Tudo, a garantir uma aceleração 0-100 km/h em não mais que 3,6 segundos!
Não deixando de exibir os naturais retoques na estética exterior e a já emblemática designação 'Speed', o novo Continental GT agora apresentado começa por anunciar um upgrade no já de si monstruoso bloco W12 6,0 litros, o qual passa, assim, a debitar 659 cv de potência - um aumento de 24 cv face ao W12 "standard" -, além de um binário máximo de 900 Nm.
Graças a estes predicados, o Bentley Continental GT Speed consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos, ou seja, menos 0,1 segundos que o GT, mas também atingir a velocidade máxima de 335 km/h.
LEIA TAMBÉM
Bentley. Edição limitada Continental GT Pikes Peak começou a ser entregue
Contudo, os melhoramentos efectuados nesta variante Speed não se resumem ao simples aumento da potência, mas estendem-se, igualmente, à transmissão automática de dupla embraiagem e oito velocidades, a qual passa a responder de forma mais rápida e agressiva, nomeadamente, no modo Sport. Com a Bentley a afirmar, inclusivamente, que a passagens passam a ser duas vezes (!) mais rápidas, além de manter o motor num regime de prontidão durante um maior período de tempo e contribuir para manifestações mais sonoras, tanto nas subidas, como nas descidas de caixa.
Igualmente revistas foram a suspensão e a direcção, com o modelo a receber, igualmente, um novo sistema de quatro rodas direccionais, a favorecer a agilidade, tanto a baixas como a altas velocidades. Levando, mesmo, a Bentley a garantir, que, graças também à conjugação com o conhecido Dynamic Ride - sistema de 48V que procura reduzir as transferências de massas na carroçaria -, assim como com um diferencial de deslizamento limitado, este é o Continental GT Speed alguma vez produzido até hoje.
Visualmente, esta nova versão procura transmitir uma presença ligeiramente mais agressiva do que a versão standard, nomeadamente, através de uma grelha e entradas de ar frontais, além de saias laterais, num acabamento Dark Tint, e a que se soma ainda os já referidos emblemas 'Speed' metalizados e as jantes em liga leve de 22" com acabamentos específicos.
O mesmo tipo de acabamento mais agressivo surge no habitáculo, ainda que com o pormenor do conforto acentuado através da utilização de uma personalizada conjugação de pele e Alcantara nos bancos, volante e partes do tablier, ainda que com os clientes a poderem optar entre 15 cores principais e 11 secundárias.
Já na consola central, a possibilidade de uma inserção em alumínio escurecido, a combinar com tratamento dado no exterior, além do já icónico display central giratório, conhecido deste modelo.
Segundo também avança a Bentley, o novo Continental GT Speed deverá iniciar comercialização lá mais para o final do ano, embora e pelo menos para já, a marca prefira não divulgar qualquer preço para esta exclusiva proposta.
Não existindo, no entanto, dúvidas, de que não será, propriamente, para todas as carteiras...