Dizer que a versão descapotável do Bentley Continental GT é confortável, rápida, sofisticada ou cara é demasiado redutor. É tudo isto e muito mais. É uma afirmação de estilo, tão exclusiva como difícil de quantificar
Muito mais do que um mero automóvel, o Continental GT Convertible é uma experiência, uma forma sublime de viver a condução. É como viajar num ambiente tão confortável como a sala de estar lá de casa. Ou mais. São poucos os sofás com regulação elétrica, massagem, ventilação e aquecimento, como os bancos dianteiros do Bentley. Atrás há mais dois lugares, indicados para crianças ou para seguirem tapados pelo defletor de vento.
Quando os padrões de qualidade andam perto da perfeição é difícil apontar melhorias de conforto e refinamento entre gerações. Daí que não nos custe a acreditar na Bentley quando garante que o nível de refinamento deste descapotável está ao nível do coupé da geração anterior. Reforço de qualidade que acontece ao mesmo tempo que a rigidez estrutural aumenta em 5% e o peso baixa em 20%.
Feito à mão
Construir um Bentley é um exercício tão complexo como demorado. Envolve 16 camadas de tinta, 10 m2 de madeira proveniente de culturas sustentáveis, cerca de 480 cortes de pele da melhor qualidade, unidos por mais de 40 mil pontos, grande parte deles dados manualmente, e muitos motores elétricos. Estes são necessários para assegurar a regulação dos bancos em 20 vias, o acionamento da capota têxtil em 19 segundos e o movimento do painel central da consola.
Com três faces, traz um toque de classe a um interior onde o novo ecrã tátil de 12,3'' parece deslocado nomeio de tanta madeira. Girando sobre um eixo horizontal, o painel substitui o ecrã por um trio de mostradores analógicos. A terceira face, com um simples filete cromado, revela-se quando se desliga o motor.
W12 TSI
Entre equipamentos de série e opcionais, mais ocupantes e 90 litros de gasolina, o Continental GT Convertible ultrapassa facilmente as duas toneladas e meia. É muito peso para mover com a suavidade e ligeireza caraterísticas de um Bentley. Um desafio que não está à altura de qualquer motor e que o construtor resolvei com o W12 TSI.
Com 5950 cc, dois turbos de dupla entrada a funcionar em paralelo, injeção direta e indireta e 48 válvulas, o W12 TSI desenvolve 626 cv. igualmente impressionantes são os 900 Nm de binário, estáveis entre as 1350 e as 4500 rpm. A caixa passou a ser de dupla embraiagem. Tem oito velocidades e mecânica interna idêntica à da Porsche, mas o funcionamento foi otimizado para o "estilo Bentley".
Conforto dinâmico
Com um tsunami de binário disponível antes das 1500 rpm, o Bentley Continental GT Convertible tem sempre resposta na ponta do acelerador. Dispara até aos 100 km/h em 3,8 segundos e fixa a velocidade máxima nos 333 km/h. surpreendentemente para um cabrio de 2,5 toneladas, o Continental GT Convertible não é apenas rápido a andar para a frente. Entre as barras estabilizadoras ativas, acionadas pela rede elétrica de 48 V, a tração integral ativa e os pneus Pirelli PZero específicos, Bentley curva muito melhor do que perece.
Apesar de toda esta disponibilidade, torna-se claro que o Bentley Continental GT Convertible está mais afinado para o conforto que para a eficácia. No entanto, é preciso uma dose elevada de excesso de confiança para que o excesso de peso do cabrio se faça sentir na abordagem a alguma curva particularmente fechada.
Num registo completamente diferente, o W12 desliga metade dos cilindros para poupar combustível… porque o depósito só leva 90 litros. Nada como consultar a lista de opções à procura de soluções. O Continental GT Convertible pode custar 306 mil euros. Não pode é haver dois iguais. Daí a forte aposta na personalização.
Ensaio publicado na íntegra na Turbo 458