Depois da apresentação do restyling para 2021 da versão mais "quotidiana", a Bentley dá agora a conhecer a evolução promovida na versão mais desportiva do seu SUV Bentayga, denominada Speed. E que, apesar de manter intocado o W12, ao qual acrescenta, depois, uma imagem renovada e interior mais luxuoso, não traz, infelizmente, só boas notícias...
Variante assumidamente mais vocacionada para a performance, ainda que sem abdicar do luxo extremo que há muito faz parte da identidade da marca de Crewe, o Bentley Bentayga Speed mantém, de resto, intocado, aquele que é, desde o início, um dos seus principais cartões de visita: o não menos famoso W12 6.0 Twin-Turbo da gasolina, capaz de garantir não somente uma potência máxima de 626 cv, como também um binário máximo de 900 Nm. Este último, sublinhe-se, disponível entre as 1.500 e 5.000 rpm!
Conjugado, de fábrica, com uma caixa automática de oito velocidades, o fantástico W12 permite ao Bentayga não só acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3,9 segundos, como também atingir uma velocidade máxima anunciada de 306 km/h. Valor que faz deste SUV o mais rápido modelo do género, da atualidade...
Mas se as capacidades do sistema de propulsão para fazer disparar a emoção, não mereceu qualquer "reparo" da parte dos engenheiros da Bentley, já outros aspectos, como a eficiência e a eficácia dinâmica, acabaram sendo alvo de revisão, neste restyling ao Bentayga Speed.
LEIA TAMBÉM
Bentley Bentayga reforça luxo e tecnologia
Começando pela questão da eficiência, os engenheiros decidiram mexer na ECU do Bentayga, de forma a fazer com que, sempre que a condução o permita e por questões de eficiência energética, o W12 não só consiga desligar uma bancada de cilindros (seis, no total), como possa alternar essa capacidade entre bancadas, segundo a informação recebida, quer dos sensores de admissão, quer dos sensores de saída. Procurando manter, igualmente, a temperatura dos cilindros e do conversor catalítico, como forma de evitar picos nas emissões registadas nos escapes...
Adicionalmente a estas faculdades, o Bentayga Speed passa, igualmente, a, sempre que estiver a circular com a caixa de velocidades entre a 5.ª e a 8.ª relação, e o condutor levantar o pé do acelerador, promover uma maior abertura do conversor de binário, levando o motor a funcionar ao ralenti. Contribuindo, dessa forma, para um menor consumo de combustível
Já quanto à questão da eficácia dinâmica, a presença, de série, do Bentley Dynamic Ride, que é, nada mais, nada menos, que o mesmo sistema de controlo activo das inclinações da carroçaria, apoiado por um sistema elétrico de 48V, que a Audi já utiliza nalguns dos seus modelos mais potentes, além da não menos conhecida Vectorização de Binário através da Travagem. Sistema que, no entanto, recebeu, com esta atualização, uma nova calibração, específica para o Speed, a que os clientes podem ainda acrescentar a maior eficácia proporcionada por discos de travão em carbo-cerâmica.
Estética: um mundo de possibilidades
Passando à estética, o acentuar, neste restyling ao Bentley Bentayga Speed, do look desportivo, nomeadamente, através da adopção de ópticas de fundo preto, saias laterais na cor da carroçaria, novos pára-choques dianteiro e traseiro, além de um spoiler traseiro mais largo, do qual fazem parte duas generosas ponteiras de escape ovais. Tudo isto, assente em jantes de 22" e com uma oferta, em termos de cores exteriores para a carroçaria, que passa por 17 opções standard, mais os 47 tons propostos para as versões Extended e Mulliner, e mais 24 possibilidades bi-color.
LEIA TAMBÉM
Bentley Bentayga V8 - Veia aristocrática
Não chega? Não há problema, pois a Bentley também está disponível para criar novas cores para o Bentayga, exatamente ao gosto do cliente!
Passando ao interior do habitáculo, um ambiente de cores único e que pode ser conjugado, a gosto do cliente, com aplicações, quer em Alcantara, quer em pele, por exemplo, nos bancos, manche da caixa de velocidades, volante, zonas dos joelhos, pilares e tablier.
Igual à das restantes versões MY2021, é o ecrã táctil de 10.9 polegadas, parte do sistema de info-entretenimento, embora o Bentayga Speed disponha de um painel de instrumentos totalmente novo e que pode ser configurado ao gosto do condutor, ao mesmo tempo que oferece uma série de displays pré-configurados.
Finalmente e para todos aqueles que, ainda assim, considerem o agora renovado Bentayga Speed, com uma imagem pouco desportiva, a Bentley propõe o pack "Black Specification", com o qual todas as aplicações metalizadas no exterior do SUV, passam a ser num Preto brilhante, ou então, em carbono.
É o caso, por exemplo, pelas barras de tejadilho, as jantes de 22", e as ponteiras de escape, que adoptam o Preto brilhante como cor, ao mesmo tempo que o spoiler traseiro, no topo do óculo, passa a ser de fibra de carbono.
Gostou? Esqueça!
No entanto e caso esteja já apaixonado por este novo Bentayga Speed, o melhor, mesmo, é esquecer, já que, segundo avança a Bentley em comunicado, o modelo apenas será comercializado "nas regiões do globo onde a procura por SUVs de 12 cilindros continua a ser forte - os EUA, o Médio Oriente, e as regiões da Ásia-Pacífico".
A Europa? Infelizmente, parece ter ficado de fora...