Apontado ao topo da gama. Bentley lança o Bentayga EWB Mulliner

A Bentley apresentou aquele que passa a ser, oficialmente, o seu novo modelo porta-estandarte, o Bentayga Extended Wheelbase (EWB) Mulliner.

A Bentley apresentou aquele que passa a ser, oficialmente e também na Europa, o seu novo modelo porta-estandarte, o Bentayga Extended Wheelbase Mulliner. Um SUV maior e embelezado pela Mulliner, disponível com duas configurações distintas no interior, mas também com a capacidade de ir dos 0 aos 100 km/h em 4,5s!

Prometendo mais espaço interior do que qualquer outro rival no segmento a que pertence, este novo Bentayga aproveita o crescimento de 180 mm na distância entre eixos, para oferecer, desde logo, um de dois tipos de configuração interior: 4 lugares mais 1, ou, então, apenas quatro lugares.

Neste último caso, com a aliciante-extra de beneficiar da especificação Airline Seats desenvolvida pelo fabricante e que o próprio descreve como "o sistema de bancos automóveis mais avançados do mundo", com um total de 12 motores elétricos e 22 posições.

LEIA TAMBÉM
A epítome do luxo… atrás. Bentley inicia produção do Bentayga EWB

De resto e graças ao toque dos artesãos da divisão de personalização Mulliner, a garantia, ainda, de estofos em couro Mulliner Harmony Diamond Quilt, presente também nos painéis das portas, além da possibilidade de optar por tapetes de pêlo grande feitos exclusivamente de lã, acabamento em folheado de madeira Grand Black, acabamento tridimensional fresado com diamante na consola central e a designação Mulliner bordada em cada banco.

Ainda no habitáculo, uma preocupação, igualmente, com a sustentabilidade, traduzida na aplicação quase generalizada do couro Olive Tan, o qual passa por um processo de curtimento sustentável, utilizando um subproduto orgânico da indústria do azeite. Mas também de tapetes em nylon 100% reciclado.

Finalmente e também parte do equipamento de série neste Bentayga Extended Wheelbase (EWB), a conhecida Bentley Diamond Illumination, sinónimo de dezenas de minúsculos LEDs (12 em cada porta dianteira, 22 em cada uma das traseiras), que, projectando a sua luz através do picotado feito no couro (com menos de 1 milímetro), têm a missão de iluminar, tanto o interior, como a zona junto ao carro.

Com jantes 22 polegadas

Passando, precisamente, ao exterior, elementos de distinção como é ocas de umas jantes exclusivas de 22 polegadas e que surgem, de série, com emblemas autonivelantes, que tanto podem ser apenas polidos, como pintados em cinzento e também polidos, enquanto, na frente, sobressai, tanto da grelha frontal 'Double Diamond', como a grelha inferior Mulliner. Ambas, aliás, complementadas com entradas de ar de design específico e capas dos retrovisores exteriores em dois tons, Satin Silver e a tonalidade escolhida para a carroçaria.

Opcionalmente, os clientes podem integrar o pacote Mulliner Blackline, o qual apresenta como principal característica o facto de substituir grande parte das superfícies cromadas, por elementos na cor preta brilhante. Excepção? Os emblemas da Bentley.

Com V8 de 550 cv

Em termos de motorização, este Bentley Bentayga EWB Mulliner recorre ao mesmo V8 4.0 biturbo de 550 cv e 770 Nm que impulsiona a versão mais curta do SUV, e que, neste Extended Wheelbase, permite acelerações dos 0 aos 100 km/h em 4,5s, mas também uma velocidade máxima anunciada de 290 km/h.

Valores que, acrescente-se, são também conseguidos graças à intervenção de uma transmissão automática de oito velocidades, um sistema de tracção integral permanente, além de tecnologias como o sistema Electronic All Wheel Steering ou o Bentley Dynamic Ride.

Quanto ao preço pedido por este Bentayga EWB Mulliner, a Bentley nada revelou, de forma oficial, embora e até pelo posicionamento topo de gama, dificilmente fique abaixo dos 300 mil euros.