A Bentley aumentou o comprimento do Bentayga em 180 milímetros. O ganho principal verifica-se nos lugares traseiros, num habitáculo que está ainda mais luxuoso. As primeiras entregas começam no final do ano
Sim, claro que o tamanho conta. Mas num automóvel que tem a assinatura Bentley a noção de luxo é bem mais ampla. Por isso a nova versão EWB (Extended Wheelbase) do Bentayga não é apenas maior: promete ser ainda melhor.
Os 18 centímetros adicionais na distância entre eixos, que cresceu para uns expressivos 3,175 metros, e no comprimento total da carroçaria, que chega aos 5,32 metros, foram integralmente aproveitados no compartimento traseiro. Os responsáveis da Bentley asseguram que o Bentayga EWB é o herdeiro do espírito Mulsanne… o que diz muito das responsabilidades que lhe estão atribuídas.
O foco é, claramente, sublinham, no bem-estar dos ocupantes e, por isso, na traseira os assentos podem ser do tipo individual, com duas poltronas, ou podemos dispor, em alternativa, de um banco corrido onde podem viajar três pessoas.
Nova é a possibilidade de os dois assentos, tipo avião, estarem divididos por um terceiro banco mais pequeno, mas onde, ainda assim, segundo a Bentley, um terceiro adulto viaja sem qualquer restrição de conforto.
LEIA TAMBÉM
Versão longa do Bentayga? Bentley agenda novo modelo para 10 de maio
Para potenciar o conforto, os assentos possuem novos programas de massagem e 22 possibilidades de regulação, podendo reclinar quase na totalidade (dando origem a uma cama idêntica às da primeira classe de um avião), ou assumir uma posição praticamente vertical para que nos possamos sentar tal como se estivéssemos na nossa mesa de trabalho.
Como se não bastasse, nesta versão EWB, a Bentley aprimorou o mais ínfimo dos detalhes capazes de criar uma experiência a bordo verdadeiramente única. O melhor exemplo é o friso metálico com 0,07 milímetros de espessura embutido nos painéis laterais em madeira, ou a utilização de 22 micro-LED em pontos estratégicos do interior, a criar um efeito visual marcante que a Bentley designa de 'Diamond Illustrations'.
O cliente pode optar de entre um leque amplo de revestimentos em pele da mais alta qualidade e madeiras exóticas, criando um ambiente interior absolutamente exclusivo.
Mais ágil… sim é verdade
O Bentayga EWB conta, na Europa, com o motor V8 de 4.0 litros de 550 cv de potência, que anuncia 290 km de velocidade máxima e uma aceleração de 0-100 km/h de 4,5 segundos. Valores que impressionam num automóvel com as dimensões do Bentayga, mas a Bentley prefere destacar o aumento das capacidades dinâmicas.
Para isso, o Bentayga EWB recorre à direção integral controlada de forma eletrónica que imprime direccionalidade às rodas traseiras, aumentando a estabilidade (e, consequentemente, o conforto) a alta velocidade e facilitando a inserção em curva e a capacidade de manobra a baixa velocidade. O diâmetro de viragem é de 11,8 metros, 7% inferior ao do atual Bentayga.
Não menos importante, esta versão EWB conta com a suspensão Dynamic Ride, com amortecedores de amortecimento variável e barras estabilizadoras ativas. Através de impulsos eletromagnéticos, que levam em conta o estado do piso ou o tipo de condução, as barras tornam-se mais duras, para um melhor controlo dos movimentos do chassis, ou mais brandas, para favorecer o conforto.
A Bentley prevê iniciar no final do ano as entregas das primeiras unidades do Bentayga EWB que, acredita, virá a representar 45% das vendas da gama.