A Bentley iniciou o programa de testes nas estradas europeias com o protótipo de pré-produção de cor púrpura do grand tourer Batur para garantir que o veículo cumpre os elevados padrões de fiabilidade da marca de luxo britânica. Quando estiverem concluídos serão produzidas 18 unidades para serem entregues aos clientes.
Estreado no Monterey Car Week de 2022 como edição limitada do grand tourer da Bentley, o Batur entrou numa fase de testes na Europa com dois protótipos. O objetivo da marca é certificar-se que o modelo cumpre os seus padrões. O plano de desenvolvimento prevê a realização de 120 testes ao longo de 58 semanas.
A Bentley chama a estes protótipos Batur Car #0. A equipa de engenharia produziu-o da mesma forma que as futuras unidades para os clientes.
A equipa da Bentley escolheu a cor Purple Sector para a carroçaria e manteve o splitter dianteiro, as saias laterais e o difusor traseiro em fibra de carbono brilhante. A grelha começa com o tom Purple Sector no meio e depois passa ao Black Crystal nas extremidades. A faixa ao logo do capot e na parte inferior das janelas tem pintura em Satin Titanium.
As setas finas na carroçaria são específicas e deixam os engenheiros perceber que os painéis se deslocam durante os testes do veículo.
Dez mil quilómetros de testes
A primeira missão do Batur Car #0 é importante, já que irá percorrer 2500 quilómetros, com início na Alemanha e passagens por Itália, França e Espanha. Seguidamente, o veículo será sujeito a sete semanas de testes para desenvolvimento do comportamento dinâmico e as prestações a velocidades elevadas. Depois irá fazer mais 7500 quilómetros de condução em condições reais de utilização.
Este desenvolvimento é independente das cem semanas de desenvolvimento da cadeia cinemática. O Batur é o automóvel mais potente de sempre. O seu motor biturbo W12 de 6,0 litros desenvolve uma potência de 730 cv e um binário de 1000 Nm.
Um grand tourer deve assegurar uma elevado conforto aos ocupantes. Por esse motivo, o Batur está equipado com suspensão pneumática, barras ativas anti-rolamento e quatro rodas direcionais.
A Bentley refere que irá trabalhar com os clientes do Batur para personalizar cada um. No habitáculo, a marca oferece materiais como pele escocesa e italiana. Os tapetes, por sua vez, são fabricados a partir de elementos reciclados. Os compradores podem especificar relevos impressos em 3D com ouro de 18 quilates.
A Bentley vai produzir apenas 18 unidades para os clientes. Cada um custa 1,91 milhões de euros ao câmbio atual. As primeiras unidades deverão ser entregues em meados de 2023.