Depois de apresentado na forma de show-car, o próximo descapotável de dois lugares da Bentley, o Bacalar, entrou agora na fase de testes em estrada, preparando-se para o lançamento no mercado, já em 2021. Ano para o qual, diga-se, a marca de luxo de Crewe tem previsto, segundo confirmou o seu CEO, o lançamento de nove novidades!
Primeiro protótipo a fazer testes de estrada, a Bentley decidiu nomear este Bacalar de "Car Zero", ou "Carro Zero", por ser também aquele que se encontra já a somar quilómetros, por estradas europeias.
Entretanto, esta unidade, da qual a marca de luxo britânica divulga agora as primeiras imagens, será ainda submetida a testes sob temperaturas extremas, que, segundo o fabricante, deverão chegar aos 80 graus centígrados. Também como forma de ver validada a eficácia e resistência do seu sistema elétrico.
A par destes componentes, ao fim das 20 semanas previstas de testes, o Bacalar verá ainda validados todos os restantes componentes, entre as quais, as mais de 750 peças criadas em exclusivo para o modelo, 40 das quais são fabricadas em fibra de carbono. Além das 100 produzidas através do recurso a "técnicas de manufactura aditiva rápida", refere o construtor.
LEIA TAMBÉM
Bentley oficializa Bacalar. Uma barchetta hiper-exclusiva de apenas 12 unidades
Inspirado no EXP 100 GT Concept de 2019, criado pela Mulliner e batizado com o nome de uma lagoa na Península do Yucatan, no México, o Bentley Bacalar recorre a um W12 6.0 bi-turbo a debitar 659 cv e 900 Nm, conjugado com uma caixa automática de dupla embraiagem de oito velocidades, assim como com um sistema de tracção integral inteligente, capaz de distribuir a totalidade do binário para apenas um dos eixos, embora dando sempre preferência às rodas traseiras.
Argumentos que, entre outras qualidades, lhe permitem acelerar até aos 322 km/h.
Nove novidades só em 2021
A par desta novidade, a garantia, proferida à também britânica Autocar, do CEO da Bentley, Adrian Hallmark, de que não será apenas o Bacalar a estrear-se, em 2021, nos concessionários da marca britânica, mas, sim, um total de nove novidades. Afirmando-se mesmo preparado para a possibilidade de vir a ser confrontado, no final de 2020, com um 'hard Brexit', ou seja, uma situação de não-acordo entre o Reino Unido e a União Europeia.
"Um 'hard brexit' não nos matará, mas não deixará de afectar a nossa rentabilidade e atrasar a nossa produção, por causa dos componentes", afirma Hallmark, cuja equipa que lidera está já a trabalhar para aumentar os stocks, dos atuais dois dias, para 20, em meados de janeiro.
"Temos de mecanismos de salvaguarda a postos, mas o nosso desejo é que se chegue a um acordo e não seja preciso ativá-los", comenta, acrescentando que o governo britânico "compreende o que o 'hard Brexit' significa para nós", sendo que "as diferenças [entre as partes] não são enormes e existe boa-vontade de ambos os lados".
A Autocar recorda que, com a saída do Reino Unido da União Europeu, o preço dos componentes importados deverá subir entre os 2,5 e os 4,5%, no caso de um 'hard Brexit'. Já o preço dos carros importados para a UE, deverá subir cerca de 10%.
Entretanto, a Bentley promete, desde já, um ano de 2021 escaldante, resultado da intenção do fabricante de lançar, em apenas 12 meses, nove novos produtos. Dois dos quais, serão dois novos automóveis, o Bacalar e o renascido Blower.
Dos restantes, fazem parte quatro novas motorizações, entre as quais versões híbridas do SUV Bentayga e do Flying Spur, além de três derivativos, inclusive, da autoria da Mulliner.