Desafio a cargo do departamento de customização da Bentley, a Mulliner acaba de dar a conhecer as duas primeiras unidades daqueles que serão, muito provavelmente, os mais exclusivos modelos desenvolvidos pela empresa: o descapotável desportivo Bacalar e a reprodução ao milímetro do Bentley Blower de 1929. Um verdadeiro deslumbre!
Construtor automóvel já centenário, a Bentley havia anunciado a intenção de fabricar, através do seu departamento de personalização Mulliner, apenas 12 unidades, tanto o inovador Bacalar, como do histórico Blower. Sendo que, as duas unidades agora desvendadas, são os carros número 1, de ambos os modelos.
No caso específico do Bentley Blower de 1929, trata-se de uma recriação fiel do carro com motor 4,4 litros sobrealimentado de Sir Henry 'Tim' Birkin, concebido para as 24 Horas de Le Mans. Exibindo, inclusivamente, uma carroçaria aparada no mesmo Rexine que era utilizado em 1929, além de um Verde Birkin concebido para corresponder àquela que era a cor do modelo original, tal como acontece, de resto, com as jantes e o interior em couro.
Desta forma, o Blower Car One, como também é conhecido, assume-se como uma proposta igual à original, à excepção de três detalhes: ao contrário do modelo em que se baseia, este novo Blower conta com um difusor de espuma no tanque de combustível, uma moderna bomba de combustível e, embora em termos de imagem seja muito parecido ao dínamo original, um moderno e potente sistema de carregamento de energia, capaz de garantir maior fiabilidade.
LEIA TAMBÉM
Bentley oficializa Bacalar. Uma barchetta hiper-exclusiva de apenas 12 unidades
Finalmente e quanto ao motor, os engenheiros da Bentley mantiveram o bloco original, com pistões de alumínio, um eixo de comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro e velas de ignição duplas. Sendo que, na frente, surge o lendário Supercharger que deu nome ao carro e que contribui para uma potência avaliada em 240 cv.
Bacalar: um Cabrio W12 de 2,1 milhões
Relativamente ao Bacalar, um modelo no extremo oposto da concepção automóvel, trata-se de uma proposta totalmente nova, com uma carroçaria feita em fibra de carbono e acabamento num tom de prata acetinado, a que foi dado o nome de Atom Silver.
Envergando rodas de 22" criadas especificamente para este modelo, com faces polidas e raios de cetim cinza escuro, além de detalhes em verde musgo. A mesma cor que é possível encontrar na barra central da grelha frontal, dentro dos faróis, nas bordas cromadas superiores e ao redor das "lombadas de força" pretas brilhantes, na parte traseira do carro.
Pelo contrário e a procurar acentuar o contraste, o preto brilhante escolhido para os pilares A, redes que revestem as várias grelhas, molduras, aberturas do capô, aberturas laterais, parte inferior da carroçaria, inserções no pára-choques traseiro e pinças de travão.
Passando ao interior, a opção pelo couro Beluga, conjugado com couro Moss Green, além de acabamentos Open Pore Riverwood, com folheado Gloss Black e detalhes exclusivos em bronze acetinado.
Finalmente e sob o capô, o já conhecido W12 biturbo com 659 cv de potência que já impulsiona o Continental GT Speed e que garante uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Sendo que a Bentley fez questão de levar o protótipo Bacalar, durante os testes, até aos 321 km/h, como forma de certificar a velocidade máxima anunciada. Justificando, igualmente, os mais de 1,7 milhões de euros pedidos por esta exclusiva proposta.
"Ver estes dois primeiros carros terminados, fez nascer em toda a equipa um enorme orgulho", comentou o diretor da Mulliner and Motorsport, Paul Williams, recordando que, "foram anos de trabalho dedicados ao design e ao desenvolvimento destes projetos, pelo que, vê-los agora juntos, é incrivelmente recompensador."
Em declarações após a divulgação dos dois automóveis, Williams afirmou-se, ainda, "animado com o facto dos nossos clientes irem receber os seus carros novos e, ao mesmo tempo, vejam o resto dos pedidos de ambas as séries ganharem vida".
"Juntamente com os carros mais convencionais, mas ainda assim distintos, das Coleções Mulliner, estes são os primeiros modelos das carteiras Mulliner Classic e Coachbuilt - mas haverá mais. Estamos apenas a começar", sentenciou.