Inicialmente anunciado para o Salão Automóvel de Genebra que, afinal, não aconteceu, o Bentley Mulliner Bacalar acaba de ser, oficial e totalmente, desvendado. Confirmando-se como uma barchetta exclusivista cuja produção não irá além das 12 unidades, mas também como o futuro da marca de Crewe, em matéria de personalização.
Depois da comunicação oficial do final da produção do porta-estandarte Mulsanne, a Bentley anuncia agora uma nova fase na existência da divisão Mulliner, carroçador propriedade do fabricante de Crewe.
LEIA TAMBÉM
Bentley Mulliner Bacalar inspirou-se no concept EXP 100 GT
Depois de uma fase em que tinha a seu cargo intervenções mais pontuais, nalguns edições específicas, a Mulliner assume, a partir de agora e forma permanente, a responsabilidade da produção dos modelos mais exclusivistas e especiais da Bentley. Não deixando sequer de fora, as séries de produção mais limitadas.
Bacalar será a primeira missão da "nova" Mulliner
De resto e como primeira missão, a Mulliner vai produzir o futuro e hiper-exclusivo modelo da Bentley: uma barchetta de claro aspecto desportivo, desenhada a partir do Grand Tourer Continental GT, e que, produzida de forma artesanal, estará disponível em não mais que 12 unidades.
De resto e face ao modelo que lhe está na base, o Bentley Bacalar, nome que os responsáveis do construtor inglês foram buscar a um deslumbrante lago situado na península mexicana do Yucatan, exibe várias alterações estéticas, com uma secção traseira reinventada, além de um comprimento superior em 30 mm.
Ainda no exterior, uma frente com o mesmo ar da restante família Bentley, ainda que com novas e grandes entradas de ar, faróis mais finos e mais duas entradas de ar no capot. Sendo que, até mesmo a pintura, prima pela exclusividade, graças uma tinta feita com cinzas de casca de arroz.
Exclusivo... e excêntrico
De resto, o mesmo tipo de abordagem surge no interior do habitáculo, ainda que com um desenho, instrumentação e sistema multimédia importados do Continental GT, com a distinção a surgir em pormenores como o painel de instrumentos, feito a partir de árvores que caíram naturalmente e que estavam preservadas, há cinco mil anos, na região de East Anglia, Inglaterra. Ou ainda nas aplicações em titânio e bronze (este último, também no logótipo da marca), assim como através do couro Beluga e da lã natural escolhidos para os acabamentos, e até mesmo dos bancos, cada um com 148.199 pontos de costura!
A par destes pormenores de hiper-luxo, a possibilidade, ainda, de construção de cada uma das 12 unidades, ao gosto dos futuros proprietários, os quais podem, inclusivamente, optar por, equipar o seu Bacalar com, por exemplo, um jogo de malas da marca italiana Schedoni, criadas especificamente para o efeito.
Mantém-se o W12... mas mais potente
Desconhecido até aqui, a Bentley anunciou igualmente que sua estatutária barchetta Bacalar manterá o 6.0 W12 Twin-Turbo do Continental GT, embora numa versão já mais desenvolvida e a debitar 659 cv de potência e 900 NM de binário.
A juntar a este propulsor, uma caixa automática de dupla embraiagem com oito velocidades, ligada a um sistema de tração integral às quatro rodas, ainda que, com o sistema a dar maior protagonismo ao eixo traseiro, quando em condições normais de andamento.
Já a suspensão, é pneumática, ao mesmo tempo que, as barras estabilizadoras ativas, funcionam com uma rede elétrica de 48V, que inclui motores elétricos, que modificam a resistência à torção das mesmas.
A ligação ao solo é feita por umas enormes jantes de 22 polegadas.
Preços ainda por conhecer
Totalmente desvendado, da futura barchetta Bentley Bacalar fica, assim, por saber, apenas os preços. E, já agora, também a data em que as primeiras unidades serão entregues aos futuros proprietários.
É que, não temos dúvidas, apesar da fase difícil que o mundo atravessa, candidatos à compra de uma das 12 unidades do Bentley Bacalar, não deverão faltar!...