Uma alternativa ao Jeep Wrangler? Este é o todo-o-terreno que procura!

Se procura uma alternativa ao americano Jeep Wrangler, esta pode muito bem ser a solução que procura - o jurássico Beijing BJ212!

Embora ainda hoje uma referência entre os verdadeiros todo-o-terreno, a verdade é que o americano Jeep Wrangler está cada vez mais aburguesado... e massificado. Por isso e se aquilo que procura é um todo-o-terreno puro e duro, além de diferente, este é o seu carro!

Nascido num mercado enorme, cujos fabricantes automóveis lançam uma quantidade incontável de novidades, não todos os anos, mas todos os meses, o todo-o-terreno que lhe trazemos, é, no entanto, o regresso a tempos já distantes, em que esse mesmo mercado era parco em novidades. Destacando-se, então, uma proposta entre todos os todo-o-terreno: o Beijing BJ212.

Caso ainda não tenha percebido, o carro em questão nasceu na China, decorria o ano de 1965, tendo-se estreado, logo aí, com um design muito semelhante a outra proposta do género, embora com origem na ex-União Soviética: o UAZ-469.

O BJ212 é uma interpretação chinesa do soviético UAZ-469
O BJ212 é uma interpretação chinesa do soviético UAZ-469

Na verdade e também por razões políticas, os dois modelos acabaram sendo desenvolvidos em conjunto, ambos com o propósito de serem utilizados, apenas e só, pela entourage militar e membros do governo. Algo que, no entanto, acabou por deixar de vigorar, tornando-se, o modelo chinês, uma proposta comercializável junto da população geral.

LEIA TAMBÉM
Três portas continua. Lada termina com produção do Niva de cinco portas

Aliás e segundo avança o canal de Youtube Wheels Boy, que inclusivamente teve a oportunidade de conduzir um exemplar deste dinossaurio dos todo-o-terreno, o BJ212 continua, ainda hoje, em comercialização, onde está disponível por um preço base de 13 mil dólares, qualquer coisa como 11.500 euros.

Com algumas modificações

Contudo e falando, especificamente, da unidade que surge nas fotos e que foi aquela que a Wheels Boy teve oportunidade de testar, é preciso salientar que já não se apresenta na configuração de fábrica, mas conta com algumas modificações, como forma de aumentar as aptidões TT. A começar, pelas rodas e pneus maiores, protecções adicionais à frente, iluminação reforçada, uma suspensão mas alta, além de uma capota em lona melhorada face à solução proposta de fábrica.

O BJ212 conduzido pela Wheels Boy apresentava várias alterações face à versão standard
O BJ212 conduzido pela Wheels Boy apresentava várias alterações face à versão standard

Já no habitáculo, foram, igualmente, acoplados novos bancos, a par de mais algumas alterações no interior. Entre as quais, a instalação de uma gaiola de protecção, como forma de proteger os ocupantes em caso de capotamento.

Motor? Um "estrondoso" quatro cilindros!…

Finalmente e já debaixo do capot, esta versão do BJ212 ostenta um quatro cilindros 2,0 litros que, basicamente, é uma cópia do bloco 4Y da Toyota, a debitar 100 cv. Com a potência a ser enviada para as quatro rodas, com a ajuda de uma caixa manual de cinco velocidades.

No entanto e para quem não se satisfaça com este pequeno bloco, especialmente numa proposta previsivelmente pesada, também existe a possibilidade de instalar um opcional 2.8 litros Diesel, também com quatro cilindros em linha.

O BJ212 conta com um quatro cilindros 2.0 de 100 cv e caixa manual de cinco velocidades... com redutoras
O Beijing BJ212 conta com um quatro cilindros 2.0 de 100 cv e caixa manual de cinco velocidades... com redutoras

Preço? Isso, só contactando o fabricante chinês...