As baterias de iões de lítio poderão vir a ser substituídas por baterias de sódio, que são mais baratas e oferecem um melhor rendimento energético. Esta tecnologia está a ser liderada pela China que pretende dominar o mercado mundial.
A maioria das baterias para veículos elétricos é de iões de lítio, mas a indústria está a procura de novas soluções que permitam não só aumentar a eficiência como também reduzir os custos.
A China, que já domina a produção e refinação do lítio, está a apostar na substituição das baterias de iões de lítio por sódio, que é um material mais económico e fácil de obter devido à sua abundância.
O sódio está presente no sal e é um produto bastante usado na industria. Além disso, o custo é 65% inferior ao do lítio, garantindo uma elevada diminuição de custos aos fabricantes de células de bateria.
China investe em fábricas de baterias de sódio
A sustentar esta estratégia que tem na China o seu maior promotor, surge o facto das baterias de sódio exibirem um maior rendimento, devido à capacidade energética mais elevada. De resto, estas baterias mantêm praticamente toda a carga a baixas temperaturas, inclusivamente no ponto de congelação, o que não sucede com as baterias de lítio.
Os responsáveis chineses já vieram dizer que conseguiram encontrar forma de montar as células das baterias de sódio de forma semelhante às de lítio.
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Atualmente existem ou estão em construção 20 fábricas de baterias de sódio, sendo que destas 16 estão na China.
Os analistas acreditam que, em apenas dois anos, o país contará com 95% da capacidade mundial para fabricar aquelas baterias. Espera-se o estabelecimento de parcerias entre as marcas automóveis chinesas e estas fábricas, com vista ao desenvolvimento e produção de automóveis elétricos compactos, para o mercado doméstico.
Outra vantagem das baterias de sódio é que não necessitam de outros materiais difíceis de encontrar e extrair como o cobalto e o níquel.