Tanto as baterias LFP quanto as NCM têm pontos fortes e fracos e por isso a escolha entre elas depende das prioridades.
Se o objetivo é maximizar a segurança e a longevidade, as baterias LFP oferecem um equilíbrio ideal entre o seu custo, a durabilidade e a segurança.
Por outro lado, se o desempenho e a autonomia são a prioridade, como em acontece em muitos dos veículos elétricos então as baterias do tipo NCM em especial aos quem têm maior teor de níquel são as mais indicadas graças não só à sua maior densidade energética como a capacidade de fornecer mais potência.
Nas baterias NCM mais evoluídas a densidade energética chega a superar os 300 Wh/kg, enquanto as melhores LFP não vão além dos 190 Wh/kg.
Ou seja, uma bateria LFP do mesmo tamanho de uma bateria NCM terá sempre uma capacidade inferior, pelo que para igualar essa caraterística temos juntar mais células e consequentemente aumentar o peso, Outra desvantagem de uma bateria LFP é o seu funcionamento a baixas temperaturas ao contrário do que acontece nas temperaturas mais altas onde o seu desempenho é superior.
Em resumo, ao escolher entre estes dois tipos de bateria é essencial considerar os requisitos específicos da sua aplicação, incluindo como já referido a densidade energética, o ciclo de vida, a segurança e a velocidade de carregamento. É essencial compreender todas estas diferenças para uma decisão informada.