Uma subsidiária da Volkswagen conduziu testes intensivos no seu laboratório de Salzgitter com baterias de estado sólido e chegou à conclusão que perdem pouca autonomia.
Consideradas como solução para os futuros veículos elétricos, as baterias de estado têm vindo a ser sujeitas a um profundo desenvolvimento nos últimos anos. Muitos têm a expectativa e esperança que esta tecnologia venha a revolucionar a eficiência das baterias, com aumento das autonomia, redução dos tempos de. carregamento e melhoria da segurança.
A QuantumScape, uma empresa norte-americana, reivindica ter alcançado progressos importantes no desenvolvimento desta tecnologia. O mais recente está relacionado com as células de sólido estado que conseguiram cumprir os parâmetros do teste A-sample, ao completarem mil ciclos de carregamento com grande sucesso.
O rigoroso teste, conduzido durante vários meses por uma subsidiária do Volkswagen Group, a PowerCo, nos seus laboratórios de baterias em Salzgitter, na Alemanha, demonstrou a capacidade de manutenção de 95% do nível de carga após os exigentes ensaios. Para veículos elétricos com uma autonomia de aproximadamente 480 quilómetros, isto traduz-se numa quilometragem total superior a 480 mil quilómetros.
Células excedem parâmetros
Nos testes padrão para novas células de bateria, a robustez é um factor-chave. Os padrões atuais da indústria estabelecem um mínimo de 700 ciclos de carga e uma perda máxima de capacidade de 20%.
A célula de estado sólido da QuantumScape não só superou estas especificações como também demonstrou proficiência em outros critérios essenciais como capacidade de carregamento rápido, segurança e auto-descarga.
LEIA TAMBÉM
Bateria. Saiba porque são importantes os ciclos de carga
A próxima fase no processo de desenvolvimento consiste no aperfeiçoamento e na escala dos processos de fabrico. O conceito de célula unificada da Volkswagen, desenvolvida pela PowerCo, está preparada para a integração da tecnologia de estado sólido.