Bateria. Saiba porque são importantes os ciclos de carga

Os ciclos de carga de uma bateria são determinantes para a sua vida útil. Saiba o que são e os cuidados a ter para prolongar

Os ciclos de carga de uma bateria são determinantes para a sua vida útil. Saiba o que são e os cuidados a ter para prolongar a sua longevidade.

A bateria é um dos principais componentes de um automóvel elétrico e um dos mais dispendiosos. Por esse motivo será importante saber como prolongar a sua vida útil e evitar a substituição precoce por uma nova, algo que poderá ter um impacto desagradável sobre a conta bancária.

Apesar de todo o cuidado que se possa ter, as baterias têm uma vida útil e estão sujeitas a desgaste. A vida útil é medida por ciclos de carga, que consistem no processo de carga e descarga da bateria. Isto dá-se quando uma bateria que foi carregada a 100% acaba por ficar totalmente descarregada, não interessando a percentagem inicial e final.

Se um automóvel for carregado todas as noites até aos 100% e se em cada dia só for utilizada 20% da capacidade, isso significa que ao fim de cinco dias se completou um ciclo de carga, embora a bateria nunca tenha sido totalmente descarregada.

Medida de referência

Os ciclos de carga são importantes porque saber qual é a vida útil de uma bateria em função da sua química, sendo utilizados como uma referência para medir a degradação da bateria de um automóvel elétrico.

Isto não significa que quando forem atingidos os ciclos de carga estimados para uma bateria, esta deixa de ser funcionar. Os ciclos de carga indicam que a bateria de um automóvel tem o melhor rendimento acima dos 80%. Quando são atingidos os ciclos de carga, a bateria ainda tem um rendimento de 75% a 80%, mas a duração é menor, o que significa uma redução da autonomia.

Por esse motivo há que recomende a substituição da bateria por uma nova quando se atingem todos os ciclos de carga. Segundo algumas estimativas, as baterias dos automóveis têm cerca de 3000 ciclos de carga, o que se traduz em oito anos de carregamentos diários, permitindo percorrer entre 160 mil e 200 mil quilómetros. Depois disso, a bateria não deixará de funcionar, mas a autonomia começa a reduzir, após cada carregamento.

Como diminuir a deterioração da bateria

Embora a bateria de automóvel elétrico tenha um número de ciclos de carga que determinam a sua vida útil, se o utilizador seguir tomar alguns poderá melhorar a capacidade e o rendimento.

Os fabricantes recomendam que se mantenha uma carga estável, entre 20% e 80%, evitando carregá-la na totalidade e não a deixar descarregar ao mínimo, já que isto ajudará a manter a capacidade de armazenagem. Será de referir que muitos automóveis elétricos atuais já contam com um limitador do índice de carga, para manter o nível de carga num nível determinado.

Por outro lado, também se deve evitar expôr o automóvel e a bateria a temperaturas extremas, quer de inverno, quer de verão, caso, naturalmente, se tenha a possibilidade de  estacionar numa garagem em vez da rua. Claro que nos centros históricos de muitas cidades e vilas isso é difícil, para não dizer quase impossível.   

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Além disso, e não obstante a evolução tecnológica, também se deve evitar abusar carregamentos em postos rápidos e ultrarrápidos para não deteriorar a vida útil da bateria, evitando carregar acima de 80% da capacidade. De preferência deve-se recorrer a este tipo de carregamento em viagens quando se tem de parar para carregar.