A BASF tem um novo laboratório destinado à pesquisa de avançadas soluções para repintura automóvel. As novas instalações de Münster também foram projetadas para assegurarem uma atividade de forma sustentável.
A BASF inaugurou um laboratório de pesquisa de soluções de repintura automóvel e outros tipos de inovações nas suas instalações de Münster. O investimento no edifício sublinha a posição global da sua divisão de repintura como uma empresa inovadora e orientada para o futuro.
"É outro componente do nosso posicionamento como centro global de inovação da BASF Coatings. Estamos a complementar uma série de inovações técnicas globais", afirma Uta Holzenkamp, responsável da divisão Coatings da BASF.
"Isto inclui um "Laboratório Limpo", que começamos a operar em 2018 neste local, como também a nossa fábrica para a produção de filmes para várias indústrias", adianta Uta Holzenkamp.
Com o novo edifício, a BASF Coatings contribui para BASF alcançar o seu objetivo de neutralidade carbónica em 2050. "O edifício do laboratório é um enorme marco para o desenvolvimento e formulação de soluções sustentáveis para produtos. Isto inclui o avançado portefólio de tintas aquosas de repintura Glasurit 100 Line e R-M Agilis", esclarece Chris Titmarsh, diretor da região EMEA da Automotive Refinish Coatings Solutions.
"Com o mais baixo teor de compostos orgânicos voláteis do mercado são as linhas de repintura automóvel mais amigas do ambiente que estão disponíveis", acrescenta Chris Titmarsh.
Eficiência energética
Além de fabricar produtos sustentáveis, a empresa está sempre a investir na utilização mais eficiente de energia na produção e tem vindo a aumentar a utilização de energias renováveis. Os novos laboratórios são aquecidos com energia térmica que resulta da utilização do calor residual produzido pelo incinerador de lixo da empresa, que é canalizada por saídas de ventilação localizadas por baixo do piso.
Desde o início do ano, a eletricidade adquirida pela BASF Coatings para as fábricas de Münster e Würzburg, na Alemanha, é produzida a partir de turbinas eólicas. Em comparação com o ano anterior, isto permitirá evitar emissões de 4000 toneladas de dióxido de carbono só na unidade de Münster.
LEIA TAMBÉM
BASF disponibiliza soluções de proteção e desinfeção
O edifício do laboratório, cuja fachada possui seis tons diferentes de cinzento que mudam em função da perspetiva e da luz do dia, permitiu a criação de locais de trabalho orientados para o futuro.
A configuração inovadora dos laboratórios, armazéns, escritórios e salas de reuniões possibilita uma forma nova e ágil de colaboração que se destina não só a aumentar a eficiência, mas também a estimular a colaboração e a criatividade.