Barcelona encomenda oito autocarros a hidrogénio à CaetanoBus

CaetanoBus ganhou um concurso para o fornecimento de oito autocarros a hidrogénio para Barcelona. Os veículos serão entregues no próximo ano.

A CaetanoBus ganhou um concurso público para o fornecimento de oito autocarros a hidrogénio para Barcelona. Os veículos, com tecnologia fuel-cell da Toyota, serão entregues em novembro do próximo ano.

A Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) adjudicou oito autocarros fuel-cell à CaetanoBus. Os veículos devem ser entregues em novembro de 2021 para entrarem ao serviço comercial no início de 2022. A encomenda tem um valor estimado de 6,4 milhões de euros.

"Como empresa com vocação para a liderança, estamos empenhados na inovação e na luta contra a poluição nas cidades para alcançar uma mobilidade mais limpa no futuro", afirma Rosa Alarcón, presidente da TMB.

"Neste sentido, a TMB tem de estar sempre na vanguarda da mobilidade sustentável e eficiente. Por isso demos mais um passo na melhoria da frota com esta aquisição de autocarros amigos do ambiente", acrescenta.

A opção do operador de transportes públicos de Barcelona recaiu no Caetano H2.City Gold de 12 metros. Este modelo foi apresentado oficialmente em outubro de 2019 no Salão Busworld.

O veículo utiliza a tecnologia de célula de combustível desenvolvida pela Toyota para o Mirai e que também é utilizada no autocarro Toyota Stora, comercializado apenas no mercado nipónico.

A CaetanoBus e a Toyota Motor Europe estabeleceram um acordo que prevê a produção e comercialização de autocarros a hidrogénio na Europa, equipados com a tecnologia de célula de combustível do construtor japonês, assim como depósitos de hidrogénio e outros componentes chave.

Consumo médio de 20 quilogramas de hidrogénio

O Caetano H2.City Gold estará dotado com cinco depósitos de hidrogénio que podem armazenar um total de 37,5 quilogramas de combustível, permitindo assegurar uma autonomia de até 400 quilómetros entre abastecimentos.

De acordo informações da TMB, a CaetanoBus assume um raio de ação de aproximadamente 300 quilómetros com um consumo médio diário de 20 quilogramas de hidrogénio.

LEIA TAMBÉM
CaetanoBus fornece autocarros a hidrogénio ao projeto eFarm

A operação de abastecimento de hidrogénio não deverá demorar mais do que nove minutos a uma pressão de 350 bar.

A TMB lançou um concurso público internacional para o fornecimento de oito autocarros elétricos em junho deste ano. Ao mesmo foi anunciado que a TMB pretende construir uma unidade para a produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio em conjunto com a Zona Franca Consortium (CZFB).

A localização com uma área de 5000 m2 já foi encontrada e o consumo estimado foi de 160 quilogramas de hidrogénio, com base no consumo médio de 20 quilogramas por autocarro.

Além dos autocarros fuel-cell da TMB, aquela unidade tem potencial para abastecer outras frotas e também veículos privados fuel-cell. Atualmente não existe nenhuma estação de abastecimento de hidrogénio preparada para veículos comerciais.