BAIC BJ90. Já ouviu falar do SUV chinês com corpo Mercedes GL e grelha Jeep?

A BAIC lançou versão mais acessível do SUV de luxo BJ90, que possui plataforma e proporções da carroçaria do Mercedes-Benz GL e grelha Jeep

A BAIC lançou no mercado chinês uma versão mais acessível do SUV de luxo BJ90, que possui plataforma e proporções da carroçaria do Mercedes-Benz GL e grelha inspirada nos veículos da marca Jeep. 

A BAIC revelou a nova versão Shanhe Edition do SUV de luxo BJ90, cuja carroçaria é baseada na segunda geração do Mercedes-Benz GL, enquanto a grelha possui um design inspirado nos veículos da norte-americana Jeep.

O BJ90 Shanhe Edition consiste numa versão mais barata do modelo original, que foi lançado pela empresa estatal BAIC em 2015, tendo sido produzido numa pequena escala como veículo governamental. O SUV começou depois a ser comercializado em 2019, com um preço a partir de 143 mil euros.

O elevado valor limitou o sucesso comercial junto dos clientes privados, já que conseguia ser bastante mais caro do que o Mercedes-Benz GL / GLS, de 2012 a 2019, original.

Salada chinesa

O novo BAIC BJ90 Shanhe Edition não recebeu quaisquer atualizações estéticas, tecnológicas ou mecânicas, mas passa a ser proposto por um preço mais competitivo, entre 68.700 euros e 71.520 euros.

Isto é quase metade do preço do que o seu antecessor, mas, mesmo assim, não deixa de ser elevado para um veículo cuja plataforma já tem uma década. Em termos de comparação, o Mercedes-Benz GLC Longo produzido localmente está disponível na China por menos de 58.350 euros, enquanto o GLS da geração mais recente é proposto a partir de 155.534 euros.

Com exceção da plataforma e das proporções da carroçaria, o design exterior do BJ90 é bastante diferente do Mercedes-Benz, já que a alguns elementos do seu estilo são inspiradas em modelos de outros fabricantes: grupos óticos ao estilo Range Rover; grelha estilo; luzes traseiras do Ford Explorer.

Uma só cor e motorização

A BAIC disponibiliza o BJ90 apenas uma única cor de carroçaria, preto, jantes de 20", enquanto o interior preto não oferece grandes possibilidades de personalização. O habitáculo já acusa a idade do projeto, pois muitos componentes são oriundos da Mercedes-Benz, incluindo o volante, o painel de instrumentos analógico, os comandos da climatização ou o porta-luvas.

A moderna tecnologia está representada na consola central através de um ecrã do sistema infoentretenimento com 10,4", enquanto materiais de alta qualidade como revestimentos em madeira e pele genuína criam um ambiente de luxo.

LEIA TAMBÉM
Autonomia de 150 km. Geely produz o seu próprio Panda elétrico

Em termos de dimensões, o BJ90 tem um comprimento exterior de 5,17 metros e uma distância entre-eixos de 3,1 metros - à semelhança do GLS da geração anterior - e a mecânica está a cargo de um motor turbo V6 de 3,0 litros, de origem Mercedes-Benz, com 333 cv de potência e 480 Nm de binário.

A potência é transmitida às quatro rodas através de uma caixa de velocidades automática e um sistema de tração integral 4MATIC. Além disso, o SUV chinês também herdou a suspensão pneumática adaptativa Airmatic.