Dois anos após divulgação. Excêntrico Aznom Palladium inicia comercialização

Apresentado há mais de dois anos, o excêntrico Aznom Palladium, SUV de hiper-luxo nascido de uma pickup, já está disponível para encomenda.

Depois de ter surpreendido, certamente até mesmo os milionários mais excêntricos, com a sua revelação, há cerca de dois anos, eis que a Aznom Palladium dá mais um passo rumo à concretização, com o anúncio do arranque da recepção de encomendas. No entanto e caso esteja interessado, talvez seja conveniente despachar-se - são apenas 10 unidades, a 1,5 milhões de dólares cada!

Nascida da capacidade de imaginação e excentricidade de um conjunto de designers, assim como de profissionais ligados à produção e à comunicação, sedeados em Monza, Itália, e apaixonados não somente por automóveis, mas também e principalmente pelo luxo, a Aznom assume-se como um pequeno fabricante vocacionado para desenvolver projectos marcantes e até artísticos, fortemente customizados, além de marcados pelo luxo extremo. Sendo que, foi precisamente sob estas linhas orientadoras, que acabou nascendo o Aznom Palladium.

Para quem já não se recorde, valerá a pena recordar que esta criação dos estúdios Aznom tem como base rolante uma das propostas automóveis menos estatutárias do mercado - nada mais, nada menos, que uma pick-up. E, mais concretamente, uma super pick-up americana, a enorme RAM 1500!

O hiper-luxuoso Aznom Palladium tem por base o mesmo chassis de longarinas e travessas da RAM 1500
O hiper-luxuoso Aznom Palladium tem por base o mesmo chassis de longarinas e travessas da RAM 1500

De resto, a verdade é que, só mesmo uma plataforma como a desta RAM, seria capaz de assegurar os quase seis metros (5,96 m, para sermos mais precisos...) que este Aznom Palladium ostenta de comprimento, a garantir, ainda, qualquer coisa como 3,7 metros de distância entre eixos. Espaço que, conjugado com uma carroçaria totalmente fechada, deixa, desde logo, antever, um habitáculo pouco menos que imenso...

LEIA TAMBÉM
Depois do renascimento. Hispano Suiza entrega primeiro Carmen Boulogne nos EUA

Aliás e sobre a carroçaria, destaque para o trabalho feito pelos designers italianos no sentido de aproveitar todo o espaço que a plataforma permite, acabando com a generosa caixa de carga da pickup, para a transformar num opulento SUV, cujas linhas exteriores são bem o exemplo da excentricidade e extravagância num modelo que pretende ser (ainda) mais do que um rival de propostas como o Rolls-Royce Cullinan ou do o Bentley Bentayga.

Assim e mesmo com alguns laivos a remeterem, precisamente, para estes modelos, como é o caso da grelha (iluminada!), das ópticas e até mesmo das jantes, surge depois uma lateral que será, talvez, o plano mais... esdrúxulo, com o Palladium a tentar (?) fundir elementos de design de uma limousine com uma linha de tejadilho tipo coupé/fastback, em que a secção traseira, a partir do pilar 'C', congrega uma mini-janela, com ombros fortemente salientes e impositivos, que quase ultrapassam o próprio habitáculo.

A bagageira e, em particular, o acesso à mesma, é apenas um dos muitos aspectos invulgares neste SUV italiano
A bagageira e, em particular, o acesso à mesma, é apenas um dos muitos aspectos invulgares neste SUV italiano

Finalmente e a terminar um perfil claramente... estranho, uma traseira que acaba sendo mais uma surpresa, ao apresentar uma "bagageira" tipo gaveta e de capacidade não-revelada. Embora tudo leve a crer que não será o melhor argumento deste SUV...

O habitáculo? Mais do que luxo!...

Passando ao habitáculo, um ambiente em que o luxo, a excentricidade e até a opulência voltam a marcar espaço, em particular, nos lugares traseiros. Materializados em duas exuberantes poltronas, revestidas, tal como a área em redor, a pele, acompanhada aqui e ali de pormenores em madeira e alumínio escovado.

É nos lugares traseiros que o Aznom Palladium maior luxo e exuberância exibe
É nos lugares traseiros que o Aznom Palladium maior luxo e exuberância exibe

A par dos materiais, um equipamento com praticamente tudo o que é possível imaginar, no qual não falta sequer um bar e frigorífico para manter as bebidas sempre frescas, até um relógio artesanal, que, feito em ouro e paládio (é daí que vem o nome do carro...), também pode ser removido do veículo e exibido pelo proprietário.

Finalmente e quanto à motorização que serve este SUV, trata-se de um dos poucos aspectos que os responsáveis italianos da Aznom optaram por manter (quase) intacto, ao preservar, por baixo do capot dianteiro, o conhecido V8 HEMI que já impulsionava a RAM 1500. Solução que, além da novidade que constitui a adopção de dois turbocompressores, passa a dar origem, nesta versão de produção do imponente Palladium a duas variantes de potências distintas: uma, com os mesmos 5,7 litros do bloco original, mas a prometer uns já de si impressionantes 700 cv de potência e 950 Nm de binário, e uma segunda, de 6,4 litros, a anunciar 850 cv!

Descubra mais sobre os interiores abaixo

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AznomPalladium2022Galeria_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AznomPalladium2022Galeria_portacopos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AznomPalladium2022Galeria_bar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AznomPalladium2022Galeria_acessotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/AznomPalladium2022Galeria_bancotras.jpg]

Acreditando que não terão sido feitas mais quaisquer alterações naquela que foi a configuração divulgada aquando do lançamento do modelo, tal significa que, qualquer uma destas motorizações, será disponibilizada com caixa automática de oito velocidades, além de sistema de tracção integral permanente. Conjugação que, no caso da versão base, deverá permitir ao modelo acelerar dos 0 aos 100 km/h em qualquer coisa como 4,5 segundos... mesmo com o já ultrapassado chassis de longarinas e travessas, que transita da pick-up RAM!

Já disponível… por 1,5 milhões

Entretanto e passados que estão cera de dois anos sobre a apresentação deste hiper-luxuoso, mas excêntrico, Aznom Palladium, o fabricante italiano anuncia agora a abertura do período de encomendas para as 10 unidades que a marca já previa fabricar.

Apesar do design fortemente diferenciador face ao modelo que lhe garante grande parte da base técnica, o Palladium continua a ter dimensões exteriores muito próximas da enorme RAM 1500
Apesar do design fortemente diferenciador face ao modelo que lhe garante grande parte da base técnica, o Palladium continua a ter dimensões exteriores muito próximas da enorme RAM 1500

Juntamente com o arranque da comercialização, a divulgação, igualmente, do preço de entrada deste SUV: 1,5 milhões de dólares, qualquer coisa como 1,45 milhões de euros, à cotação actual. Sendo que, a partir daí, será sempre a somar, rumo à personalização extrema...

Quanto a entregas, nada é, para já, avançado, embora o fabricante diga estar já a trabalhar em várias encomendas, provenientes dos EUA, e entretanto recebidas...