Com o Toyota Aygo X prologue, a marca japonesa mostra as formas do próximo Aygo Cross, com o qual pretende revolucionar o segmento A.
Numa fase em que a maioria dos fabricantes abandona a classe dos citadinos, devido à difícil equação tecnologia/rentabilidade associada a estes pequenos carros, a Toyota decide atacar, começando pelo Design.
Foi no sofisticado Centro de Desenvolvimento e Design que tem na cidade francesa de Nice que a Toyota fez nascer o herdeiro do Toyota Aygo. Terá formas de SUV, dimensões citadinas e uma afirmação estilística muito forte, assumindo-se como um pequeno carro de estilo sofisticado.
A prioridade dada ao estilo surge na sequência do modelo anterior, já bastante mais afirmativo nesta matéria do que, por exemplo, os seus dois "primos" Peugeot 108 e Citroën C1.
Apesar da revolucionária identidade visual e das até agora escassas informações divulgadas, sabe-se que o novo Aygo dificilmente terá direito ao manancial de eletrificação em que a Toyota é fértil. Por motivos de rentabilidade, deverá utiliza apenas motores de combustão.
Plataforma do novo Yaris
Terá, sim, acesso a uma variação da nova plataforma GA-B utilizada no Yaris, rentabilizando-a e usufruindo das suas vantagens de modernidade e compatibilidade com as tecnologias mais avançadas do segmento, principalmente em matéria de segurança.
Graças ao formato crossover, com grandes rodas, proteções inferiores e guarda-lamas musculados, o novo Aygo Cross promete uma condução agradável de posição elevada. Também incluirá soluções práticas. pensadas para o utilizar urbano moderno.
LEIA TAMBÉM
Prepara mais um modelo. Toyota não desiste do segmento A europeu
Exemplo disso é a fixação para bicicletas que recolhe no para-choques traseiro, barras no tejadilho e câmaras colocadas nas caixas dos retrovisores, não para os substituir, mas sim viradas para a frente para poderem filmar a viagem.
Estamos em crer, no entanto, que, se passarem à produção, estes serão certamente equipamentos opcionais.
Cores e formas alegres
A escolha de cores exteriores será luminosa e viva. Também a temática de design interior será jovial, subordinada ao tema hexagonal nos detalhes. Por fora, a utilização das luzes é forte elemento de identificação do Aygo.
Na frente, encontramos uma linha luminosa a ligar as duas óticas muito finas. O mesmo acontece na traseira, com os farolins verticalizados e ligados por uma linha luminosa, sob a qual está o puxador do portão.
Concebido e construído na Europa, o Aygo Cross estará no mercado a solo, sem os seus habituais parceiros franceses Peugeot 108 e Citroën C1.
Deverá ser desvendado no final deste ano, para entrar em comercialização já em 2022, confirmando que a Toyota deixou para trás os seus tempos de Design "cinzentão".