A Axalta e a Mercedes-Benz estão a trabalhar no desenvolvimento de soluções de pintura para veículos autónomos equipados com sensor de radar de 77 GHz.
Os veículos autónomos vão receber avançadas tecnologias para permitir a circulação sem intervenção humana atrás do volante, designadamente sensores, radares e sistemas de conectividade que permitem aos veículos comunicarem entre si e com a infraestrutura.
Um facto menos conhecido consiste na utilização de tintas especiais para automóveis equipados com o sensor de radar de 77 Ghz. Aqui entra Axalta, um dos principais fabricantes de sistemas de pintura automóvel que está presente no mercado através de marcas como a Spies Hecker, a Standox ou a Cromax, entre as mais conhecidas.
A Axalta anunciou que está a desenvolver em parceria com a Mercedes-Benz sistemas de plástico e tintas para automóveis para o desempenho do sensor de radar de 77 GHz.
O fabricante sublinha a importância da modelação multicamadas para calcular o desempenho do radar, maximizar a transmissão do radar e reduzir o reflexo. Além disso, também está a ser estudada a otimização das partes de plástico pintadas para garantir que os sensores funcionam de forma segura e eficaz.
LEIA TAMBÉM
É assim que os carros autónomos 'vêem' a estrada (com vídeo)
Os sensores de radar são utilizados em várias funcionalidades como, por exemplo, a indicação da faixa de rodagem, deteção de colisões, controlo de velocidade automático e monitorização do ângulo morto.
A Axalta tem colaborado com a Mercedes-Benz, físicos, químicos, designers e cientistas de cor no desenvolvimento de sistemas de modelação de radares para criar as ferramentas que o mercado de veículos autónomos necessita para responder a requisitos cada vez mais complexos.