Marca automóvel chinesa apontada ao segmento premium, a Avatr acaba de "anunciar" o modelo com o qual pretende fazer frente ao domínio do Tesla Model Y. E, neste caso, com a "agravante" de que não será um elétrico exclusivamente a bateria!…
A revelação, embora ainda com vestes de camuflado, daquele que será o próximo modelo do fabricante automóvel que tem por detrás três dos maiores consórcios industriais e tecnológicos da China, a Changan, a Huawei e a CATL, foi feita na inóspita Mongólia, com o SUV a envergar, desde já, atributos a condizer!
Mostrado na forma de protótipo, o veículo, que algumas notícias referem poder vir a chamar-se Avatr 15, não esconde a inspiração ida buscar a outros modelos já conhecidos do fabricante, como é o caso do Avatr 11, cujos faróis apresentam-se aqui numa espécie de versão mais evoluída, ou até mesmo do Avatr 12, claro ponto de partida para a iluminação traseira do novo SUV.
LEIA TAMBÉM
Europa incluída. Tesla volta a cortar no preço do Model 3… e do FSD
Ao mesmo tempo e apesar do forte camuflado, é possível perceber que, tal como o 12, também o Avatr 15 não disporá de qualquer óculo traseiro, o que acaba por ajudar, por exemplo e no caso específico do protótipo que surge nas fotos, à exibição de um visual fortemente off road e com soluções como a cesta para transporte de carga no tejadilho, o toldo retráctil colocado na lateral ou o gancho frontal de reboque. Tudo isto, assente num conjunto com rodas de 22 polegadas.
Ainda de acordo com os media chineses, o Avatr deverá ter apresentação oficial durante o segundo trimestre de 2024 e na forma de um rival directo e assumido do Tesla Model Y. Algo que, acrescente-se, também leva a concluir que o novo modelo chinês possa vir a ser mais curto que o Avatr 11, com um comprimento de 4,88 metros.
Quanto ao apontar da marca chinesa à Tesla, os mesmos orgãos de informação aventam a possibilidade da Avatr estar igualmente a trabalhar num segundo modelo, com um estilo de carroçaria mais baixo e estradista, com o qual o fabricante pretenderá enfrentar o Model 3.
Quanto a motorizações, as notícias vindas da China referem que Avatr 15 não se limitará a oferecer sistemas de propulsão elétricos a bateria, à imagem do Model Y, mas disporá igualmente de motores eléctricos com extensor de autonomia, a exemplo daquilo que tem sido a estratégia do fabricante nos restantes modelos.
Para já a China, em 2026 a Europa
Recorde-se que, embora para já centrada apenas no mercado chinês, a Avatr dispõe de um ambicioso plano de crescimento e internacionalização. O qual passa não só pela chegada, ainda este ano, aos países do Sudeste Asiático, incluindo a Tailândia e, em seguida, os Emirados Árabes Unidos, mas também e já em 2026-2027, aos mercados da Europa.
De resto e embora ainda não esteja a operar no Velho Continente, a marca chinesa possui já um centro de design em Munique, na Alemanha.