Se tem um carro um carro a gasolina, é provável que já tenha tido uma destas avarias. Se não, o melhor mesmo é ler este artigo e ficar de sobreaviso...
Cada automóvel tem a sua própria personalidade distinta e a capacidade de nos arrancar um sorriso. O problema é quando estes se zangam e avariam, e nos deixam com dores de cabeça e na carteira.
Este pode ser um incómodo ainda maior, quando se enfrentam avarias recorrentes e dispendiosas. Foi a pensar nestas, que a Autobild Espanha decidiu ir para o terreno, para descobrir quais as avarias mais frequentes num carro a gasolina.
O estudo concluiu que os problemas na centralina, injectores e catalisadores, são das avarias mais frequentes em carros a gasolina.
O cérebro do motor
A centralina funciona um pouco como o cérebro do motor, gerindo toda a parte electrónica que trata das funções do mesmo.
Quando surgem problemas nesta unidade, os sintomas mais frequentes são consumo e emissões desajustados, além dos chamados 'soluços'.
Caso seja necessária uma substituição desta unidade, então prepare-se para uma reparação dispendiosa.
Problemas com o catalisador
Provavelmente já ouviu a frase, "agora o melhor é apertar um pouco com ele". Este 'remédio caseiro' serve para 'limpar' o catalisador, uma peça indispensável no controlo de emissões e que queima gases tóxicos.
Reparações nesta peça podem variar bastante, desde umas dezenas, até milhares de euros, dependendo da gravidade e, claro, da marca.
"No injection, no party"
Como o nome indica, os injectores são os responsáveis pelo injectar de combustível nas câmaras de combustão, dos carros a gasolina.
A partir do momento em que o seu carro deixa de responder da mesma forma ao pisar do acelerador, então existe a possibilidade de haver um problema nos injectores.
A gasolina que os nossos automóveis consomem traz consigo detritos que se acumulam nos injectores, causando problemas e podendo, mesmo, entupi-los.
Reparar estas unidades pode revelar-se bastante dispendioso e, caso exista a necessidade de substituir todos os injectores de uma só vez, então ainda mais.
Fotografias: Logan Meis / Tory Bishop - Unsplash