A versão elétrica da Ford Transit está em comercialização na Europa desde 2022, sendo produzida pela Ford Otosan, a joint-venture turca estabelecida entre a Koc Holding e a Ford Motor Company.
A Transit elétrica insere-se no segmento dos veículos comerciais ligeiros com carga útil até duas toneladas e oferece atualmente uma autonomia de até 316 quilómetros em ciclo WLTP.
Aquele era um alcance bastante decente na altura do lançamento no mercado, mas depois a concorrência lançou furgões elétricos com autonomias de até 420 km (Citroën ë-Jumper, Fiat eDucato, Opel Movano Electric, Peugeot E-Boxer, Toyota Proace Max Electric) , 443 km (Mercedes-Benz eSprinter) ou mesmo de até 460 quilómetros (Renault Master E-Tech, Nissan Interstar-e).
Face a esta ofensiva da concorrência, a Ford respondeu com uma nova versão da E-Transit com alcance de até 402 quilómetros, graças à nova bateria de 89 kWh. Isto significa um aumento de 27% face à versão com capacidade de 68 kWh, que anuncia uma autonomia de até 316 quilómetros. Esta última continuará a estar disponível como uma alternativa com menor alcance, mas mais carga útil.