Sabia que cinco dos dez automóveis mais vendidos em Portugal em 2020 pertencem à Renault e à Peugeot? E que duas marcas premium têm modelos entre os mais matriculados no nosso país? Conheça estes dados surpreendentes, assim com os dez automóveis preferidos pelos consumidores nacionais no ano passado.
De acordo com o "Relatório Estatísticas do Setor Automóvel - Edição 2021", publicado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculados 145.417 ligeiros de passageiros no nosso país em 2020, o que representou uma quebra de 35% face ao ano de 2019. Para este resultado contribuiu decisivamente o arrefecimento económico originado pela crise pandémica do COVID-19, com todos os constrangimentos daí decorrentes, incluindo as restrições à circulação e o encerramento dos concessionários durante o primeiro confinamento.
Por segmentos, os veículos Compactos / Familiares Médios foram os mais procurados pelos consumidores portugueses, com 58.841 unidades matriculadas, seguindo-se a curta distância os Utilitários, com 57.970 unidades registadas. Os veículos Executivos / Familiares Grandes surgem na terceira posição com 15.386 unidades matriculadas, seguindo-se os Citadinos, com 7453 unidades - segmento que registou a maior quebra face a 2019 (- 60,5%) -, os veículos de segmento Superior e Luxo, com 4738 e 1029 unidades registadas, respetivamente.
Por carroçaria, as berlinas de cinco portas dominam o mercado nacional, com 60.085 unidades matriculadas, enquanto os populares SUV 4x2 surgem no segundo lugar com 43.850 unidades registadas em 2020. A terceira tipologia mais procurada é a carrinha, com 18.410 unidades vendidas. Os sedans, por sua vez, não registaram mais de 7511 unidades matriculadas no ano passado.
Liderança gaulesa
Por tipo de energia, os veículos a gasóleo têm vindo a perder expressão no mercado nacional nos últimos anos. Se em 2014 detinham uma posição de hegemonia absoluta com 71,4% das matriculas totais contra 26,5% dos veículos a gasolina, essa tendência inverteu-se em 2019, ano em que passaram a representar 49,2% das matrículas contra 40,0% dos diesel.
Por marcas, a Renault manteve a liderança no mercado nacional de ligeiros de passageiros, com 18.613 unidades, seguindo-se a Peugeot, com 15.851 unidades. Surpreendentemente, ou talvez não, aparecem nos lugares imediatos duas marcas premium, Mercedes-Benz e BMW, com 13.752 e 10.519 unidades matriculadas, respetivamente. Seguidamente surgem a Citroën, a Nissan e a Fiat.
Será de referir que cinco dos dez modelos mais vendidos em Portugal pertencem à Renault e à Peugeot, coma marca do losango a levar uma ligeira vantagem sobre a do leão. A Mercedes-Benz e a BMW também têm dois modelos entre os mais populares junto dos consumidores nacionais. Vejamos, então, a lista dos dez automóveis mais matriculados em Portugal, de acordo com as estatísticas da ACAP.
Renault Clio - 7989 unidades
Campeão de vendas em Portugal há vários anos, o utilitário francês manteve a sua posição de liderança, resistindo à forte ofensiva da concorrência. Lançada em setembro de 2019, a quinta geração do Renault Clio foi desenvolvida a partir da nova plataforma CMF-B e, apesar de manter a imagem do seu antecessor, distingue-se por apresentar a mais recente assinatura visual da marca francesa.
Se exteriormente as mudanças as mudanças são subtis, o habitáculo foi profundamente revisto, passando a oferecer novas tecnologias, como a instrumentação digital ou sistemas de assistência à condução e conectividade.
Com comprimento exterior de 4,05 metros e distância entre-eixos de 2,58 metros permite transportar quatro adultos sem constrangimentos. A gama é proposta em cinco níveis de equipamento: Zen, Limited, Intens, RS Line e Intiale Paris. No capítulo mecânico estão disponíveis motorizações a gasolina com 65 cv e 90 cv, híbrida com 140 cv e gasolina Bi-Fuel com 100 cv.
Mercedes-Benz Classe A - 5978 unidades
Após a adoção da convencional morfologia de familiar de cinco portas, a segunda geração do Mercedes-Benz tornou-se um sucesso de vendas e conseguiu mesmo ascender à vice-liderança da tabela dos automóveis mais matriculados no nosso país em 2020.
Com um comprimento exterior de 4,42 metros e uma distância entre-eixos de 2,73 metros, o Classe A destaca-se pela inclusão da inteligência artificial e pela profusão de sistemas de assistência à condução. O habitáculo oferece um ambiente futurista, graças ao "tablet esticado" a conter a instrumentação e interface.
No capítulo mecânico, o Mercedes-Benz Classe A conta com oito motores a gasolina e diesel de baixa cilindrada - 1,3 litros e 1,5 litros, respetivamente - que asseguram desempenhos eficientes e posicionamentos competitivos na faixa premium. A oferta é complementada por uma motorização híbrida plug-in, que oferece uma autonomia elétrica até 70 quilómetros. Igualmente disponível está uma variante limousine e versões AMG.
Peugeot 2008 - 4781 unidades
O lugar mais baixo do pódio é ocupado pelo 2008, cuja geração mais recente foi lançada no início de 2020. Com uma imagem inspirada no 3008 e do 5008, assume-se como um SUV de "corpo inteiro" e não como uma "carrinha alta".
As óticas dianteiras, a imagem agressiva, o desenho do tejadilho ou a barra negra que une as óticas posteriores são alguns dos elementos de design exterior partilhados com o 3008.
Com um comprimento exterior de 4,30 metros é um dos veículos maiores do segmento dos SUV compactos, com reflexos positivos a nível da habitabilidade. Os passageiros dos bancos traseiros têm mais espaço para as pernas, permitindo a três adultos viajarem confortavelmente. A bagageira, por sua vez, oferece uma capacidade de 434 litros.
O Peugeot 2008 é proposto em três níveis de equipamento - Active, Allure e GT - e cinco motorizações, incluindo duas a gasolina, duas diesel e uma elétrica.
Renault Captur - 4231 unidades
Os SUV compactos estão a obter uma elevada aceitação por parte dos consumidores portugueses e o Renault Captur está a retirar os devidos dividendos. Este modelo partilha a plataforma CMF-B com o Clio e tal como este último também foi renovado em 2020.
A adoção da nova plataforma permitiu aumentar as dimensões exteriores para 4,23 metros e melhorar a habitabilidade, designadamente ao nível do espaço para os passageiros da fila traseira. A bagageira também cresceu 81 litros para os 536 litros, que passa a ser uma das referências.
A maior volumetria da carroçaria também favorece a imagem aventureira. O novo Renault Captur também oferece 90 combinações possíveis para o exterior, com base em onze cores de carroçaria, quatro de tejadilho e três packs de personalização.
A gama Captur está disponível em quatro níveis de equipamento - Zen, Intens, RS Line e Initiale Paris - e seis motorizações, incluindo três a gasolina, uma Bi-Fuel GPL, uma híbrida e uma híbrida plug-in.
Peugeot 208 - 3903 unidades
Chegar, ver e vencer. O Peugeot 208 é uma das referências no segmento dos utilitários em Portugal e a mais recente geração não deixou os seus créditos por mãos alheias. Com linhas agressivas, proporções dinâmicas e detalhes bem conseguidos - como as "presas" luminosas a decorar a frente - que cativam desde o primeiro momento, o novo Peugeot 208 impôs-se rapidamente no mercado nacional.
O habitáculo é tão ou mais convincente, não tanto pelo espaço disponibilizado, mas pelo aspeto sofisticado e pela notória subida de escalão em termos qualitativos. A agradabilidade interior é reforçada pelo conceito i-Cockpit, com volante pequeno e instrumentação sobrelevada e aproximada do campo de visão, assim como os conteúdos tecnológicos.
Entre os argumentos do novo Peugeot 208 destacam-se as possibilidades motrizes disponibilizadas, que incluem três motores 1.2 a gasolina, o eficiente bloco 1.5 diesel e o elétrico de 136 cv. Tal como o Peugeot 2008 é proposto em três níveis de equipamento: Active, Allure e GT.
Citroën C3 - 3361 unidades
A viver a sua terceira geração, o Citroën C3 recebeu uma atualização no ano passado, centrada na imagem, conforto e personalização. O utilitário francês adotou a nova identidade da marca francesa, que inclui uma nova assinatura visual, novos faróis em LED e novos Airbump.
O conforto, que já era um dos principais argumentos do pequeno C3, foi melhorado com a adoção de novos bancos Advanced Comfort, além de um apoio de braços para o condutor. O utilitário da marca francesa também disponibiliza 12 tecnologias avançadas de assistência, além de vários serviços conectados com a navegação ou replicação do smartphone.
O Citroën C3 é proposto nos níveis de equipamento Feel Pack, C-Series, Shine e Shine Pack. Além disso, este modelo oferece um elevado potencial de personalização, com um total de 97 combinações exteriores, incluindo três decorações de tejadilho, três ambientes interiores e dois modelos de jantes.
Em termos de motorizações, o Citroën C3 manteve as já conhecidas motorizações Euro 6, das quais fazem parte dois blocos tricilíndricos a gasolina, com potências que vão dos 83 aos 110 cv. Já a gasóleo, a oferta centra-se num BlueHDi de 110 cv.
BMW Série 1 - 3198 unidades
A segunda marca premium a integrar a lista dos dez automóveis mais matriculados em Portugal em 2020 é a BMW com o Série 1. A mais recente geração deste modelo passou a ter tração dianteira, estando o motor montado numa posição transversal, solução que permitiu alguns ganhos de espaço interior, apesar de uma ligeira redução no comprimento exterior para 4,31 metros.
O habitáculo exibe os níveis de qualidade e refinamento típicos da BMW, com uma arrumação e design modernos. O interior pode ter dois ecrãs digitais de 10,25 polegadas e um head-up display.
Para proporcionar um comportamento dinâmico entusiasmante e eficaz, a marca alemã recorreu às mais sofisticadas tecnologias de assistência à condução, destacando-se o Performance Control que aplica travões na roda interior da curva quando o limite de aderência está próximo, mantendo o veículo na trajetória. O alerta de colisão e peões, com função de travagem autónoma, é de série, assim como o alerta da faixa, ativo entre os 70 e os 120 km/h.
A gama de motores inclui propostas a gasolina de 1,5 litros com 109 ou 136 cv e diesel de 1,5 litros com 116 cv ou 2,0 litros com 150 cv ou 190 cv. Em complemento está disponível uma versão desportiva M, com tração integral, equipada com motor a gasolina de 2,0 litros com 306 cv.
Renault Mégane - 3044 unidades
O Mégane é o terceiro modelo da Renault entre os dez automóveis mais matriculados em 2020 no mercado nacional. A mais recente geração do familiar compacto da marca francesa foi lançada no início de 2016 e renovada em 2020, tendo recebido a mais recente assinatura visual, pára-choques redesenhados para uma melhor aerodinâmica e nova grelha frontal.
O habitáculo conta com um painel de instrumentos com base num ecrã TFT de 10,2 polegadas e com replicação da navegação, além de um novo sistema Easy Link de 9,3 polegadas. Sendo que, entre as funcionalidades a destacar, surge, através do download da aplicação 'My Renault' no smartphone, a possibilidade de interagir remotamente com o automóvel, nomeadamente, obtendo a sua localização em grandes espaços de estacionamento ou enviando antecipadamente uma determinada rota, a partir do telemóvel, para o sistema de navegação do veículo.
A Renault aproveitou esta renovação para dotar o Mégane com sistemas de ajuda à condução (ADAS) de última geração e que permite anunciar o Nível 2 de condução autónoma. Com especial destaque para a presença do sistema de Assistência na Condução em Autoestrada e Trânsito, o qual não só mantém o carro na respectiva faixa de rodagem, funcionando inclusivamente em curva, como preserva a distância para o automóvel da frente, parando e arrancando sozinho, sempre que necessário.
No capítulo mecânico, a oferta manteve os blocos a gasolina - TCe 115 FAP e TCE 140 140 FAP e TCE 160 FAP - como diesel - Blue dCi 115 - com caixa manual de seis velocidades ou automática de sete. A marca acrescentou uma nova versão híbrida plug-in com 160 cv.
Fiat 500 - 2757 unidades
Apesar do seu preço relativamente elevado para um veículo do segmento citadino, o pequeno Fiat 500 goza de uma grande popularidade junto dos consumidores portugueses e, surpreendentemente, ou talvez não, integra a lista dos dez automóveis mais matriculados em 2020.
Apesar dos seus 14 anos, o design exterior do Fiat 500 continua atual, graças ao estilo italiano com toque retro e às proporções bem equilibradas. Não obstante a dimensão exterior de apenas 3,57 metros, este modelo permite acomodar quatro ocupantes em ambas as versões de carroçaria, hatchbak e cabriolet.
O interior é envolvente e protetor, valorizado por materiais exclusivos. Os botões e a cúpula que protege o painel de instrumentos têm um aspeto agradável, enquanto os comandos, com molduras cromadas, são versáteis e completos.
No capítulo mecânico, este modelo está atualmente disponível com um motor a gasolina de três cilindros de 1,0 litro com tecnologia microhíbrida que desenvolve uma potência de 70 cv, transmitida às rodas dianteiras através de uma caixa manual de cinco velocidades. Em alternativa existe o propulsor 1.2 GPL de 69 cv. O pequeno Fiat 500 é proposto em quatro níveis de equipamento - Cult, Dolcevita, Connect e Sport.
Fiat Tipo - 2712 unidades
Modelo que procura concorrer com propostas em que o preço é o principal argumento, o Fiat Tipo aposta na funcionalidade e na competência geral para se impor no segmento dos compactos / familiares médios.
Para responder às diferentes necessidades de mobilidade dos consumidores, o Fiat Tipo oferece quatro tipos de carroçaria, incluindo as três tradicionais - hatchback, sedan e Station Wagon - a que se juntou recentemente a nova variante Cross, de aspeto mais aventureiro, com nova grelha e as decorações importadas do segmento offroad.
Além da variante Cross, a restante gama Tipo também foi renovada, apresentando uma imagem mais moderna e dinâmica, destacando-se as óticas dianteiras Full-Led, grelha frontal redesenhada que já incorpora o novo logotipo Fiat, estreado no Fiat 500.
O habitáculo recebe um painel de instrumentos totalmente digital e configurável, a que se junta um volante mais ergonómico.
No capítulo mecânico são propostos três motores, um a gasolina 1.0 litros de 100 cv e dois diesel, de 1,3 e 1,6 litros, com 95 cv e 130 cv, respetivamente. A gama compreende três níveis de equipamento: Life, Sport e Cross.