Portugal. Já se vendem mais automóveis a gasolina do que a gasóleo

Os automóveis a gasóleo têm vindo a perder a mercado para os seus congéneres a gasolina e, segundo a ACAP, desde 2019 que estes últimos.

Os automóveis a gasóleo têm vindo a perder a mercado para os seus congéneres a gasolina e, segundo a ACAP, desde 2019 que estes últimos já se vendem mais no nosso país. Os veículos eletrificados também têm vindo a crescer e no ano passado já representaram 21,8% das viaturas matriculadas.

As vendas de automóveis a gasolina já são superiores às dos veículos a gasóleo, segundo revela o "Relatório Estatísticas do Setor Automóvel - Edição 2021", publicado pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

De acordo com aquele relatório foram matriculados 145.417 veículos ligeiros de passageiros em Portugal no ano de 2020. Desse total, 64.232 corresponderam a veículos a gasolina, isto é, 44,2%, enquanto as viaturas diesel registaram 47.741 unidades matriculadas, isto é, 32,8% do total.

Por outro lado, a expressão de vendas dos veículos híbridos convencionais (HEV) e plug-in (PHEV) tem vindo a aumentar, representando cada um destes segmentos 8,2% do total de matrículas no ano passado. Os veículos elétricos a bateria (BEV), por sua vez, já constituem 5,4% do total de matrículas.

Quase residual é a expressão das viaturas a GPL (gás de petróleo liquefeito) no mercado nacional, com 1,2% do total, enquanto os automóveis GNC (gás natural comprimido) tiveram apenas 30 unidades matriculadas em 2020.   

Subida dos eletrificados

A penetração dos veículos diesel no mercado nacional tem vindo a diminuir consecutivamente desde 2014, segundo indicam as estatísticas da ACAP. Nesse ano a hegemonia era absoluta, com 71,4% das matrículas totais contra 26,5% das viaturas a gasolina.

Essa percentagem foi diminuindo até 2018, último ano em que ainda se venderam mais veículos diesel do que a gasolina: 53,3% contra 39,3%. A alteração da tendência ocorreu em 2019, tendo os veículos a gasolina passado para a frente com 49,2% contra 40,0% e manteve-se em 2020.

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Por outro lado, as matrículas de veículos híbridos convencionais (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos a bateria (BEV) tem vindo a aumentar paulatinamente. Os HEV passaram de 1,4% das matrículas em 2014 para 8,2% em 2020. Mais impressionante foi o crescimento dos PHEV e dos BEV no mesmo período, que passaram de 0,1% para 8,2% e de 0,1% para 5,4%, respetivamente.