Claramente mais um passo rumo à introdução de veículos autónomos, o Reino Unido está a estudar a introdução de uma nova tecnologia de manutenção autónoma de veículos na faixa de rodagem, denominada Automated Lane Keeping System (ALKS). E, isto, para aplicação, já em 2021!
A notícia foi já confirmada pelo Governo britânico, através do Departamento de Transportes, acrescentando que, este sistema, permitirá que o automóvel se mantenha, a si próprio e sem intervenção humana, da respectiva faixa, e durante longos períodos de tempo.
O objectivo, ainda segundo as autoridades britânicas, ouvidas pela Autocar, é que Automated Lane Keeping System (ALKS) possa ser utilizado, nas estradas britânicas, a velocidades até 112 km/h.
LEIA TAMBÉM
Tesla. Sistema Autopilot também em causa no Reino Unido
"A tecnologia de automação pode tornar as estradas mais seguras, confortáveis, e fáceis, para os condutores, sendo que, o Reino Unido deve ser o primeiro país a assistir a tais benefícios, atraindo igualmente os fabricantes para que desenvolvam e testem estas novas tecnologias no país", comentou já a ministra dos Transportes, Rachel Maclean.
Entretanto, o Departamento de Transportes está já a reunir inputs da parte da indústria, a partir dos quais pretende elaborar a legislação necessária, para permitir a aplicação do ALKS.
Desta legislação, deverá fazer parte a definição de quais os veículos que, equipados com o sistema, poderão ser considerados autónomos, o que, por sua vez, permitirá definir as questões de responsabilidade condutor vs. veículo.
Organismo económico já aprovou
Recorde-se que a United Nations Economic Commission for Europe já aprovou as necessárias regulamentações relacionadas com ALKS, no passado mês de junho, levando o Departamento de Transportes britânico a estimar que os veículos equipados com esta tecnologia, possam estar nas estradas do Reino Unido, muito provavelmente, já na próxima primavera.
No entanto, as regulamentações já aprovadas, apenas permitem que a tecnologia possa ser utilizada a velocidades até 60 km/h. Embora, o objectivo último, seja a sua aplicação em auto-estrada.
Em substituição do condutor
Ao contrário de grande parte dos sistemas utilizados atualmente, o ALKS não foi concebido para ser utilizado como uma tecnologia de apoio à condução, mas como um sistema capaz de, quando em uso, substituir, completamente, o condutor.