A fábrica da AutoEuropa em Palmela vai produzir o Volkswagen T-Roc até 2033, estando prevista uma renovação daquele modelo em 2025. Juntamente com os novos Passat e Tiguan, aquele SUV compacto vai ser um dos últimos modelos novos de combustão da marca alemã. Menos sorte terá o Polo, que desaparecerá.
O Volkswagen T-Roc vai ser renovado em 2025 e será um dos poucos modelos novos da marca com motor de combustão interna a ser comercializado até 2033, segundo revelou Thomas Schäefer, CEO da Volkswagen, numa entrevista à publicação alemã Automobilwoche.
Depois dessa altura, recorde-se, a marca de Wolfsburgo irá passar a comercializar apenas veículos elétricos, isto é, dois anos antes de entrar em vigor a proibição de venda de automóveis de combustão no espaço da União Europeia.
Para a AutoEuropa, isso significa que, enquanto não chega um novo modelo, irá continuar a produzir aquele SUV compacto na fábrica de Palmela.
O CEO da Volkswagen confirmou que os últimos modelos novos de combustão começarão a ser lançados a partir do final deste ano. Os primeiros a chegar serão o Passat (e apenas na versão Variant, isto é, station-wagon ou carrinha) e o Tiguan, seguindo-se o Tayron (um SUV compacto para a China) em 2024 e o já referido T-Roc no ano seguinte.
Thomas Schäefer garantiu que estes serão os últimos modelos novos de combustão interna e estarão em comercialização nos primeiros anos da década de 2030. "O T-Roc é o último modelo novo de combustão na Europa que eu vejo no horizonte. Claro que os outros terão importantes atualizações de produto. Mas veículos totalmente novos não estão nos planos a partir dessa data, pelo menos para já".
Golf continua, mas Polo acaba
Inquirido sobre o Golf, Thomas Schäefer respondeu que receberá "uma importante melhoria de produto" em 2024 para se manter fresco e competitivo até ao final da década. Uma nona geração com motores a gasolina e a gasóleo não está prevista, embora o CEO da Volkswagen não exclua por completo essa hipótese. "Se o mundo tomar desenvolvimentos diferentes do que o esperado até 2026 ou 2027, então poderemos lançar um modelo totalmente novo. Não acredito nisso. Até agora não está previsto".
Menos sorte terá o Polo que não resistirá à chegada da futura norma Euro 7, já que para cumprir os limites das emissões com a introdução de uma motorização híbrida o seu preço ficaria demasiado elevado. Thomas Schäefer referiu mesmo que iria custar tanto quanto o ID.2all de 2025. "Temos de perguntar se faz sentido" vender um hatchback de segmento B com motor de combustão.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen Arteon deverá acabar já em 2024
A Volkswagen vai produzir em Wolfsburgo um SUV elétrico compacto que será lançado em 2026 e deverá ser comercializado como ID Tiguan. A marca pretende manter designações icónicas na era elétrica pelo que os nomes Golf e Tiguan irão continuar após o fim da idade dos veículos de combustão. Thomas Schäefer referiu que não está previsto em Golf elétrico baseado em plataforma MEB/MEB+, o que só acontecerá na futura arquitetura SSP, isto é, depois de 2028.