Numa altura em que já se fala, nalguns países europeus, da entrada na fase decrescente da pandemia de coronavírus, a fábrica da Volkswagen em Palmela, a Autoeuropa, tem já data de regresso ao trabalho agendada: última semana de abril.
Depois de ter decidido suspender a produção no passado dia 17 de março, devido à pandemia, a Autoeuropa prepara-se assim para voltar à actividade, cumprindo uma decisão entretanto tomada, e já anunciada, pela Volkswagen.
LEIA TAMBÉM
Culpa do Coronavírus. Autoeuropa fecha portas até dia 29 de março
Neste comunicado, a Volkswagen refere ainda que as primeiras fábricas do grupo a retomarem a actividade serão as de Zwickau, na Alemanha, e a de Bratislava, na Eslováquia. Fábricas, diga-se, dedicadas, no primeiro caso, à produção dos futuros elétricos da marca, e no segundo, aos SUV, não só da Volkswagen, mas também da Audi e da Porsche.
Além da Autoeuropa, também as unidades de produção do grupo, localizadas na Alemanha, Espanha, Rússia e Estados Unidos, deverão retomar a actividade na última semana de abril.
Para mais tarde, em Maio, deverão regressar ao trabalhos as fábricas localizadas na África do Sul, Argentina, Brasil e México, acrescenta a Volkswagen.
Ainda sobre este regresso à actividade, o fabricante de Wolfsburgo alerta que o arranque da produção vai, no entanto, depender também da disponibilidade em termos de peças, das exigências dos vários governos e das vendas, entre outros factores. Sendo que o construtor garante, ainda, que a prioridade principal neste regresso ao trabalho, será a salvaguarda da protecção da saúde dos trabalhadores.
Recorde-se que, no caso da AutoEuropa, o fim da suspensão da produção chegou a ser agendada para 29 Março. No entanto, ainda antes dessa data, a administração da fábrica veio comunicar o prolongamento da paragem, até 12 de abril, para anunciar, já no dia 8 de abril, que os mais de cinco mil trabalhadores deveriam voltar ao trabalho, a partir do dia 20.