A Volkswagen Autoeuropa ativou sexta-feira, seis de setembro, o comboio para o transporte dos modelos produzidos para o Porto de Setúbal.
Esta solução, de acordo com a gigante alemã, permite poupar 400 toneladas de CO2 por ano, o que representa menos 80% de emissões de CO2 em comparação com o transporte por camião.
A reativação da ferrovia será feita em duas fases.
Durante a primeira, entre agosto a dezembro, uma composição fará o transporte diário de 250 carros, retirando assim 32 viagens de camiões do percurso rodoviário para o Porto de Setúbal.
Em 2020 prevê-se um aumento para duas composições, ou seja, 500 unidades por dia, o que significa que 68% do volume de produção da fábrica da margem sul será transportado por comboio, com o restante a ser efetuado por camião.
Segundo Rui Baptista, diretor da área de Logística da Volkswagen Autoeuropa, o transporte por via ferroviária é a solução.
"A ferrovia tem um impacto no ambiente substancialmente menor do que a rodovia e a médio prazo é financeiramente mais competitiva. O futuro da logística terá de ser cada vez mais sustentável, e não tenho dúvidas que este serviço responde a essa realidade".