Autoeuropa regressou hoje ao trabalho... a meio gás

A Autoeuropa retomou, esta manhã de segunda-feira, a produção. Isto, depois de seis semanas de encerramento, devido à pandemia de coronavírus.

A Autoeuropa, fábrica da Volkswagen em Portugal, retomou, esta manhã de segunda-feira, dia 27 de abril, a produção. Isto, depois de seis semanas de encerramento, devido à pandemia de coronavírus.

Sem laborar desde o passado dia 16 de março, a maior unidade industrial do sector automóvel em Portugal, retoma, hoje, a produção. Ainda que e para já, de forma condicionada.

Com o mercado automóvel europeu e mundial ainda a tentar acordar do congelamento em que foi colocado, na sequência da pandemia de COVID-19, o regresso ao trabalho aconteceu, no entanto, com apenas com dois turnos, ao invés dos habituais três. E, ainda assim, com menos trabalhadores que o normal.

LEIA TAMBÉM
Culpa do Coronavírus. Autoeuropa fecha portas até dia 29 de março

Segundo a própria empresa, na fábrica estarão, a partir de hoje, apenas pouco mais de 3.000 pessoas. Número bastante abaixo dos 5.600 que, certamente, estariam, em condições normais.

Entretanto e mais do que procurar corresponder, desde já, a volumes de produção elevados, os trabalhadores procurarão, nesta primeira semana, interiorizar os novos protocolos de segurança e higiene, entretanto implementados na fábrica. Até porque e também segundo algumas fontes, continuam a subsistir algumas limitações no fornecimento de componentes, muitos deles importados, uma vez que a cadeia logística ainda não está totalmente reposta.

AUTOEUROPA

Seis semanas de encerramento

Recorde-se que, depois de fechar a linha de produção a 16 de março, a administração da Autoeuropa começou por agendar o regresso ao trabalho, até 29 de março. Prazo que, contudo e ainda antes de expirar, acabou sendo adiado, para 20 de abril.

Entretanto e já por questões relacionadas com o mau momento dos mercados, foi a própria Volkswagen, em Wolfsburgo, a determinar que a fábrica de Palmela só reabriria, esta segunda-feira, dia 27.

LEIA TAMBÉM
Autoeuropa já tem data de regresso ao trabalho

De salientar, ainda, que a Autoeuropa enfrenta este momento mais complicado, depois de ter fechado 2019, como um ano de recordes. Não somente em termos de produção de veículos, área em que terminou com perto de 260 mil automóveis produzidos, mas também no que concerne ao fabrico de peças, com cerca de 24 milhões de peças fabricadas.

No que se refere aos automóveis, a fábrica da Volkswagen em Palmela está, hoje em dia, encarregue da produção do SUV T-Roc, além dos monovolumes Volkswagen Sharan e Seat Alhambra.