Os centros de competência de Microredes e Armazenamento de Energia e de Carregamento de Veículos da Siemens Portugal foram responsáveis pelo desenvolvimento de um sistema inovador de carregamento para autocarros elétricos, implementado no centro de testes do fabricante holandês VDL Bus & Coach.
Localizado em Valkenswaard, nos Países Baixos, o Centro de Testes de Carregamento da VDL vai permitir fazer a avaliação a diferentes tecnologias para autocarros e camiões elétricos em combinação com estações de carregamento e um sistema de armazenamento de energia.
As várias soluções são submetidas a ensaios em condições reais para garantir a sua funcionalidade em operação comercial.
A Siemens Portugal ficou encarregue pelo desenvolvimento, instalação e comissionamento de um sistema de carregamento de até três veículos com integração de um sistema de armazenamento de energia com baterias reutilizadas.
O sistema de controlo, arquitetura e software daquele sistema foi totalmente desenvolvimento em Portugal. As baterias usadas são usadas como alternativa às soluções de armazenamento convencionais com baterias industriais novas.
Neste projeto, as baterias são recolhidas dos autocarros elétricos da VDL e a sua reutilização assegura a valorização e prolongamento do seu período de vida útil.
A VDL vai aproveitar esta tecnologia para realizar testes de interoperabilidade e ensaios em veículos elétricos, incluindo autocarros e veículos comerciais.
Uma das estações vai dispor da funcionalidade veículo-rede para possibilitar o carregamento bidirecional dos veículos, que poderão não só obter energia da rede e do sistema de armazenamento, como podem devolver energia a estes sistemas.
Isto significa que os veículos elétricos conseguem comunicar com a rede e devolver energia em caso de restrições de capacidade ou de picos de procura de energia.