Conheça os novos autocarros "amarelos" da Iveco em Portugal

A partir de 1 de julho entram ao serviço 280 autocarros "amarelos" da Iveco em Portugal que serão operados pela Arriva / TST

A partir de 1 de julho entram ao serviço 280 autocarros "amarelos" da Iveco em Portugal que serão operados pela Arriva / Transportes Sul do Tejo para a nova Carris Metropolitana na zona sudoeste da Área Metropolitana de Lisboa. A maioria dos veículos adquiridos são do modelo urbano Crossway e o restantes minibuses Daily com carroçaria iTrabus da CaetanoBus.

A Iveco está de regresso em força ao mercado português de autocarros e isso será visível já a partir do dia 1 de julho quando entrarem em operação as 280 unidades adquiridas pela Arriva / Transportes Sul do Tejo para serem utilizadas na prestação de serviço público rodoviário de passageiros em 116 carreiras da região sudoeste da Grande Lisboa.

A Arriva / Transportes Sul do Tejo ganhou o Lote 3 do concurso público internacional lançado pela Área Metropolitana de Lisboa para a operação de carreiras de serviço público nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, assim como a ligação ao Barreiro, Lisboa e exterior da AML.

Miguel Reis, gestor de clientes, e Artur Jorge Oliveira, diretor comercial da gama ligeira e autocarros da Iveco Portugal, têm sido responsáveis pelo processo logístico da entrega dos novos "amarelos" da Iveco à Arriva / TST

Uma das exigências do caderno de encargos para a operação da Carris Metropolitana - a marca da AML para o serviço de transportes públicos - era a idade média da frota, que teria de ser inferior a oito anos no início do contrato e seis anos no quinto ano de atividade. 

Para cumprir esse requisito, a Arriva / Transportes Sul do Tejo decidiu adquirir 280 autocarros à Iveco, incluindo 226 do modelo urbano Crossway e 54 minibuses Daily 70C21 A8 Classe I com transformação CaetanoBus a partir da carroçaria Itrabus.

O caderno de encargos também determinava que todos os autocarros estejam dotados com rampa para acesso de passageiros de mobilidade reduzida, ar condicionado, sistema de informação de destino a bordo, conectividade por WiFi e entradas USB para carregamento de dispositivos móveis.

Aquisição internacional

O processo de aquisição desta frota foi efetuado a nível internacional entre a Arriva e a Iveco, que têm uma relação muito antiga na Europa. "A Arriva é um grande cliente que é acompanhada pelos nossos colegas das vendas internacionais da Iveco", explica Artur Oliveira, diretor comercial da gama ligeira e autocarros da Iveco Portugal.

Dos 226 novos autocarros urbanos de dois eixos Iveco Crossway adjudicados pela Arriva / TST, 190 são Low Entry City Diesel T6 Classe I, 17 Low Entry City C9 GNC Classe I e 19 Low Entry Line Diesel T6 Classe II. 

A esmagadora maioria dos autocarros está equipada com motores diesel Tector 7, de 6,7 litros com 320 cv, mas alguns possuem propulsores a gás natural comprimido (GNC) Cursor 9, de 8,7 litros, com 360 cv. Visualmente, as diferenças exteriores entre as unidades diesel e GNC são pouco significativas e mesmo a altura máxima é semelhante porque os depósitos de gás estão localizados por baixo do tecto. Só no interior e na secção dianteira é que se verifica que redução na altura ao tecto, que, no entanto, contínua a ter um mínimo de 1,90 metros.

Maior entrega ibérica

Para a Iveco Portugal, esta operação constituiu a maior entrega de sempre a uma única empresa na Península Ibérica e num período de tempo bastante curto, entre março e junho de 2022. 

"Este é um negócio muito desafiante para a Iveco Portugal, não só pela dimensão, mas também pelo reduzido "know-how" nesta área específica dos autocarros urbanos", afirma Artur Oliveira, diretor comercial da gama ligeira e autocarros da Iveco Portugal.

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Entre os desafios levantados por esta grande entrega destaca-se a logística para fazer chegar as viaturas a Portugal a partir da fábrica na República Checa - que vêm a rolar por estrada ao longo de 3000 quilómetros - onde depois são rececionadas nas instalações da Iveco Portugal em Castanheira do Ribatejo. 

Seguidamente é efetuada uma avaliação de danos durante o transporte. Se existirem alguns é efetuada a reparação. Os autocarros vão depois para um parque em Setúbal, onde é realizada a entrega final para entrega ao cliente. O contrato prevê ainda a formação técnica específica de equipas da Iveco e do cliente, assim como a formação de motoristas.

Prazos cumpridos

"Até agora, e de acordo com informação e feedback do cliente, a Iveco tem vindo a conseguir dar resposta. Isso deixa-nos tranquilos. Não posso dizer que a situação que se vive atualmente no Leste da Europa  não tem impacto nesta operação porque afeta, já que as viaturas são produzidas nas República Checa, havendo alguma envolvente nos fornecimentos", refere Artur Oliveira. 

"Mesmo assim, temos conseguido criar planos alternativos. Não estamos a 100% nos prazos de entrega, mas estamos a 70%. Acredito que vamos conseguir entregar todas as viaturas a tempo e horas", adianta o diretor comercial da gama ligeira e autocarros da Iveco Portugal.

Leia a reportagem completa sobre o fornecimento dos novos autocarros da Iveco à Arriva / Transportes Sul do Tejo e ao Grupo Barraqueiro na edição de abril /maio de 2022 da Turbo Comerciais.