Autocarro a hidrogénio Toyota já tem certificação

Quando se realizarem os Jogos Olímpicos de Tóquio já devem circular pela capital nipónica uma centena de exemplares do autocarro a hidrogénio Toyota Chama-se Sora, com inspiração nas letras iniciais das palavras céu, oceano, rio e ar em inglês (sky, ocean, river, air), e trata-se do autocarro a hidrogénio Toyota, o primeiro do género a receber a certificação das autoridades nipónicas. Após este passo essencial para a entrada em comercialização, o objetivo é colocar em circulação 100 destes meios de transporte coletivos urbanos quando se realizarem os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020. A marca espera que, com esta expansão da oferta, o aumento de veículos em circulação tenha igual reflexo no conhecimento e adesão das pessoas a esta alternativa de mobilidade mais ecológica, em que apenas vapor de água é expelido pelo escape. Foi ainda indicado que o desenvolvimento do autocarro a hidrogénio Toyota foi integrado no projeto 'Start Your Impossible', pretendendo que os Sora "ofereçam liberdade de movimento aos clientes e se convertam em ícones urbanos que perduram". [http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-01.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-02.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-03.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-04.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-05.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-06.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-07.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-08.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-09.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-10.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-11.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-09-1111.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/20180328-02-07-2222.jpg] A base para este modelo foi o TFCS (Toyota Fuel Cell System), em que o autocarro a hidrogénio Toyota recorre a uma célula de combustível FC Stack (com eletrólito sólido polimérico). A potência é de 155cv X2, alimentando dois motores elétricos com 154cv e 335Nm. O depósito de hidrogénio tem capacidade de 600L, e os 10.52m de comprimento do Sora escondem ainda um sistema de alimentação externo. Ele serve como fonte de energia caso catástrofes naturais cortem a eletricidade, transformando o veículo num imenso gerador que consegue fornecer 235kWh com uma potência máxima de 9kW. Outros elementos destacados no autocarro a hidrogénio Toyota são ainda os bancos rebatíveis (em estreia no Japão), sistema de apoio ao condutor com oito câmaras e função de controlo de aceleração que evita mudanças bruscas de velocidade. Além disso, a marca recorda que pela ausência das convencionais transmissões das alternativas com motores de combustão, são reduzidas as sacudidelas sentidas pelos passageiros durante as passagens de mudanças.