O Salão de Tóquio contará com uma presença inesperada: um autocarro da Toyota movido a células de combustível de hidrogénio (FCV - Fuel Cell Vehicles). Ainda em fase de protótipo, serão produzidas posteriormente cerca de 100 unidades deste autocarro para circularem nas ruas de Tóquio. Quando a Toyota afirmou estar preparada para todos os futuros combustíveis, um autocarro não seria, provavelmente, a primeira hipótese imaginada pelo público para a marca demonstrar veículos recorrentes a combustíveis alternativos. Mas é já no Salão de Tóquio que a Toyota vai apresentar o protótipo Sora, um autocarro movido a células de combustível de hidrogénio. Serão produzidas cerca de 100 unidades do modelo para uso doméstico, particularmente para satisfazerem necessidades de locomoção decorrentes dos Jogos Olímpicos de 2020. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Toyota-Autocarro-FCV-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Toyota-Autocarro-FCV-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Toyota-Autocarro-FCV-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Toyota-Autocarro-FCV-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Toyota-Autocarro-FCV-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/Toyota-Autocarro-FCV.jpg] Para além da particularidade da motorização, o Sora é confortável, tem capacidade para 78 passageiros - 22 sentados e 56 de pé - e faz recurso de soluções tecnológicas como uma função que suaviza o movimento do autocarro em situações de aproximação de paragem e bancos que se retraem automaticamente para dar espaço a carrinhos de bebé e a cadeiras de rodas. Este protótipo dispõe ainda de 8 cameras de alta definição no interior e exterior do autocarro. Este é mais um exemplo de como a Toyota prepara a apresentação de soluções tecnológicas avançadas para o Salão de Tóquio deste ano. Também para o evento, o fabricante japonês vai apresentar a ampliada gama de elétricos semi-autónomos 'Concept-i'.