Auto Union Type 52. Supercarro dos anos '30 viu a luz do dia

O Auto Union Type 52 da década de '30 deveria ter sido um dos carros de produção mais rápidos do mundo da sua altura, mas só agora viu a luz

O Auto Union Type 52 da década de '30 deveria ter sido um dos carros de produção mais rápidos do mundo da sua altura, mas só agora viu a luz do dia, já que a Audi Tradition decidiu recuperar o projeto deste supercarro equipado com motor de 16 cilindros.

A Audi decidiu recuperar o projeto de um supercarro da década de '30 do século passado, equipado originalmente com motor de 16 cilindros que nunca foi construído.

O Auto Union Type 52, designado como "Schnellsportswagen" ou "automóvel desportivo rápido", deveria ser a versão de estrada do Type 22 Grand Prix de competição da década de '30.

Este modelo deveria ter sido equipado com um motor de 16 cilindros que debitava mais de 200 cv, permitindo alcançar uma velocidade máxima superior a 200 km/h e passando a ser um dos automóveis mais rápidos do seu tempo.

Imaginado há mais de 90 anos, o Auto Union Type 52 viu finalmente a luz do dia, tendo sido apresentado pela Audi Tradition no Festival da Velocidade de Goodwood de 2024

Contudo, este supercarro nunca passou da fase de design. O projeto do Auto Union Type 52 foi abandonado em 1935, poucos anos antes do início da Segunda Guerra Mundial. Mas a Audi decidiu retirar o pó aos seus livros de História e dar vida a este veículo especial, tendo escolhido o Festival de Velocidade de Goodwood de 2024 para o dar a conhecer ao público.

Ressurgir dos esboços

A Audi encarregou a Crosthwaite & Gardner - uma empresa especializada no fabrico de veículos de competição históricos - de recriar o Auto Union Type 52 a partir do zero.

Recorrendo aos desenhos e planos originais, tudo foi feito à medida, desde o chassis e o painéis da carroçaria até ao motor. O projeto deste exemplar único começou no início de 2023 e levou mais de um ano a concluir.

Por baixo do motor, isto é, do compartimento traseiro, encontra-se um motor central de 16 cilindros com "supercharger" semelhante ao utilizado no carro original. Esta versão, no entanto, usa um motor de 6,0 litros em vez de bloco de 4,0 litros do projeto da década de '30. 

A Audi também aumentou a potência de 200 cv para uns respeitáveis 512 cv. O motor está, naturalmente, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.

Distância entre-eixos esticada

A instalação do novo motor no chassis obrigou a esticar as dimensões do carro. O Type 52 tem uma distância entre-eixos de 3315 mm em vez de 3000 mm. O peso é de 1450 quilos em vez de 1300 kg do modelo original.

As portas traseiras dão acesso a um habitáculo com três lugares, à semelhança do McLaren F1, mas 60 anos antes. A Audi quis manter o aspeto "retro" do interior, com assentos revestidos em tecido, paineis em madeira lacada e enormes manípulos.

LEIA TAMBÉM
Sabia que a Mercedes já foi dona da Audi e quase comprou a BMW?

O Type 52 é apenas um modelo de museu. A Audi participou com este veículo no Festival de Velocidade de Goodwood e atrás do volante estiveram Tom Kristensen, vencedor recordista de Le Mans, e Hans-Joachim "Strietzel" Stuck.