A Audi anunciou que a Volkswagen vai pagar 237 milhões de euros aos acionistas minoritários da companhia, correspondentes a 0,36% do total do capital accionista. A concretização do negócio só deverá, no entanto, acontecer em julho ou agosto, continuando a Audi como uma sociedade de capitais e uma marca independente, embora dentro do Grupo Volkswagen.
Desde março deste ano que a Volkswagen está interessada em adquirir as ações que ainda estão na posse dos acionistas minoritários da Audi. O objetivo é simples: ser o único detentor da marca de Ingolstadt!
Já não é novidade o facto da Volkswagen pretender comprar as restantes ações da marca alemã Audi que ainda estão nas mãos de pequenos acionistas. Até agora, o Grupo Volkswagen possuía 99,64% da Audi, com os acionistas minoritários a serem responsáveis por 0,36% do capital.
Aparentemente, e de acordo com a agência noticiosa Reuters, o negócio vai mesmo para a frente. Para tal, a Volkswagen vai desembolsar a esses acionistas um prémio de 48% para um total de 267 milhões de dólares, qualquer coisa como 237 milhões de euros.
Audi continuará independente
"A Volkswagen AG anunciou e especificou que fixou o valor do pagamento aos acionistas minoritários, em troca da transferência de suas ações, em 1.551,53 euros por ação da Audi AG", avançou o fabricante.
LEIA TAMBÉM
Devido ao Golf 8 e ID.3. CEO da Porsche assume rédeas da Volkswagen?
A transferência destas ações para a Volkswagen está prevista para a próxima assembleia geral anual da empresa, que inicialmente estava prevista para 14 de maio deste ano, mas que só deverá ter lugar em julho ou agosto próximos.
À parte de todo este processo, convém realçar que a Audi vai continuar a operar como uma sociedade de capitais.
"Como representantes dos funcionários da Audi, lutámos e alcançámos esse objetivo", referiu Peter Mosch, presidente do conselho geral de trabalhadores da Audi.
A marca, prossegue, "continuará a ser independente dentro do Grupo".