Audi vende (alguns) anéis

A Audi anunciou que dois dos seus carros de corrida mais tecnológicos vão ficar disponíveis para venda, mas só para um círculo seletivo de colecionadores.

Pela primeira vez na história, a Audi está a abrir a mão a dois exemplares de corrida das suas antigas equipas de fábrica.

Os veículos em questão são o chassis 207 do Audi R18 e-tron quattro e o chassis 107 do RS5 DTM Classe 1, dois protótipos das categorias LMP (Le Mans Prototype) e DTM (Deutsche Tourenwagen Masters).

Ambos os protótipos estão totalmente operacionais graças à nova equipa do projeto “Racing Legends” da marca, cuja missão é vender estes carros de corrida a clientes selecionados e fornecer todo o apoio técnico para o seu funcionamento.

Carros de uma época sem igual

O R18 e-tron quattro que segue para venda foi o chassis com que a Audi conquistou a primeira vitória da (na altura) recém-desenvolvida geração RP2 do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), em Spa-Francochamps, no ano de 2012.

Já o RS5 DTM que o acompanha para venda também é vencedor, tendo triunfado na última ronda do campeonato de DTM durante a era dos Classe 1, no circuito de Hockenheim, em 2015.

Os dois carros pertencem a uma época do desporto automóvel em que os construtores levaram a tecnologia ao limite, sem consideração com custos e, consequentemente, financeiramente insustentável.

Atualmente, para efeitos de comparação, os protótipos em competição no WEC são mais rigorosamente controlados e regulados em termos de custos, assim como mais lentos.

No caso dos Classe 1 introduzidos no DTM, a categoria continua ativa mas ao abrigo dos regulamentos GT500 do campeonato Super GT japonês. Já o campeonato de turismo alemão (DTM) passou a utilizar carros de categoria GT3, por serem mais acessíveis e mais disponíveis.

Primeira entrega já no verão

Os potenciais candidatos já tiveram a oportunidade de ver os dois exemplares para venda a 2 de abril, num evento para clientes pré-selecionados, na sede da Audi Sport Racing Legends, na Alemanha.

A esta primeira fase do processo de venda, seguir-se-ão, nos próximos meses, três apresentações a um novo público especializado, uma novamente na Alemanha e as restantes em França e no Reino Unido.

A marca prevê que o primeiro carro seja vendido e entregue ao seu novo proprietário ainda este verão. Incluído com a venda do veículo, está o apoio técnico do fabricante que disponibiliza serviços desde inspeções técnicas regulares a peças sobressalentes.