Audi urbansphere concept. Nascido do interior para o exterior

Desenhado do interior para o exterior, o Audi urbansphere concept é a visão dos designers da marca alemã para viagens em grande estilo...

Desenhado do interior para o exterior, o Audi urbansphere concept é a visão dos designers da marca alemã para viagens em grande estilo no coração das megacidades. Projetado para a China apresenta um luxuoso ambiente asiático, embora este conceito também possa ser transposto para qualquer outra metrópole do mundo.

Após o skysphere concept e o grandsphere concept, a Audi apresentou o terceiro membro da sua nova família de protótipos, o urbansphere concept, o qual, segundo reivindica a marca alemã, foi projetado para viagens em grande luxo no coração das megacidades.

Os designers e engenheiros da marca alemã desenvolveram o Audi urbansphere para responder às necessidades dos clientes chineses que também participaram no processo criativo, contribuindo com as suas ideias e perspetivas.

https://youtu.be/p42jN5Tsjd0

Apesar de ter nascido para ser utilizado no denso tráfego das megacidades chinesas, os responsáveis da Audi acreditam que este conceito possa ser transposto para qualquer outra grande área metropolitana do mundo.

Desenhado do interior para o exterior, o terceiro protótipo da família sphere representa a entrada da Audi num novo segmento de veículos urbanos, caraterizado pelo ambiente luxuoso, a sofisticação tecnológica, o requinte e o espaço. Neste capítulo, o urbansphere não deixa os créditos por mãos alheiras, pois não só é o membro maior da família sphere, mas, também, de todos os protótipos da Audi.

Maximização do espaço

A utilização da plataforma elétrica PPE permitiu estender a distância entre-eixos até aos 3,40 metros e criar um veículo com umas dimensões que rompe com todas as convenções do segmento, graças a um comprimento de 5,51 metros, uma largura de 2,01 metros e uma altura de 1,78 metros.

Os designers e engenheiros da Audi aproveitaram aquelas dimensões para maximizarem o espaço no interior que pode ser utilizado como um salão com rodas e um escritório móvel ou um espaço habitável durante o tempo passado no tráfego. 

Para cumprir este objetivo, o Audi urbansphere concept combina luxo com uma ampla gama de avançadas tecnologias a bordo, mesmo durante as horas de ponta.

A tecnologia de condução autónoma transforma um interior onde foram eliminados o volante, os pedais e o painel de instrumentos, tendo sido substituídos por um espaço móvel interactivo que oferece uma porta para um vasto ecossistema digital. 

Ambiente de luxo

O acesso ao habitáculo é assegurado por portas suicidas, sendo os passageiros recebidos por uma luz vermelha no chão a fazer imitar uma carpete na mesma cor. Os ocupantes têm à disposição quatro assentos individuais, distribuídos em duas filas, oferecendo um ambiente de primeira classe.

Os bancos traseiros assemelham-se mais a poltronas e contam com inúmeras opções de regulação. Nos modos Relax e Entertain, as costas dos assentos pode rebater em 60º, enquanto os apoios de pernas avançam, Os apoios de braços centrais, integrados nos lados dos assentos, e os painéis das portas criam um sentimento de segurança.

LEIA TAMBÉM
Com plataforma expansível. Audi mostra o camaleão Skysphere Concept

Os assentos também estão preparados para responder às diferentes necessidades de convívio social. Os bancos podem girar e criar um ambiente de reunião. Por outro lado, quem quiser privacidade poderá ocultar a área da cabeça do passageiro do lado, utilizando um ecrã privado, montado atrás do apoio da cabeça. Além disso, cada banco tem o seu próprio sistema de som com colunas na área do apoio da cabeça. As costas dos bancos da frente também possuem ecrãs individuais.

Nova interpretação do Singleframe

Passando ao exterior, o urbansphere concept apresenta as linhas típicas da Audi. A longa distância entre eixos de mais de três metros e as projeções curtas indicam que se trata de um veículo elétrico. Elegância, dinamismo, uma linguagem orgânica de design, são os atributos que imediatamente vêm à mente, apesar das proporções imponentes da Audi urbansphere.

Na dianteira, o formato de um grande octógono constitui uma nova interpretação do Singleframe que define o visual da Aud. Mesmo que a grelha tenha perdido sua função original de entrada de ar no veículo elétrico, ainda permanece proeminente como uma assinatura inconfundível da marca. 

A superfície da luz digital fica atrás de uma ótica transparente levemente escurecida e que cobre uma grande área da frente. A própria estrutura de luz tridimensional é organizada em áreas de pixel condensadas dinamicamente. As bordas superior e inferior do Singleframe ainda são feitas de alumínio e as conexões verticais são formadas por LEDs como parte da superfície de luz.

Autonomia de até 750 km

A plataforma PPE foi desenhada exclusivamente para veículos elétricos e tira partido de todas as vantagens desta tecnologia. O elemento principal é a bateria entre os eixos com uma capacidade de 120 kWh, que anuncia uma autonomia de até 750 quilómetros.

A cadeia de tração inclui dois motores elétricos que desenvolvem uma potência total de 295 KW e um binário de 690 Nm. A tração é assegurada por um sistema permanente às quatro rodas.

A utilização da tecnologia de 800V permite carregamentos ultrarrápidos com uma potência de 270 kW, permitindo recuperar autonomia para mais de 300 quilómetros em apenas dez minutos.