A Audi escolheu uma das suas redes sociais oficiais para informar aquilo que já se esperava: o Audi TT deixou-nos. A última unidade acaba de ser produzida em Gyor, na Hungria, após quase 26 anos em produção ininterrupta.
Apresentado, pela primeira vez e enquanto concept, no Salão Automóvel de Frankfurt de 1995, para entrar em comercialização cerca de três anos depois, no formato coupé, o Audi TT despede-se agora dos mercados onde, durante mais de duas décadas e três gerações, fez as delícias dos seus fãs.
Para trás, ficam, segundo a marca dos quatro anéis, um total de 662.762 unidades produzidas, a última das quais, um Tourist Trophy (daí o TT...) variante TTS Coupé, com um motor 2.0 Turbo a gasolina e tracção integral quattro.
O veículo serviu, de resto, para uma sentida despedida, através de um curto post publicado na conta oficial da marca alemã na rede social Instagram, materializado numa imagem em que o último dos TT surge ladeado pelo conceito de 1995 e um roadster de primeira geração, com o interior no famoso couro com costura estilo beisebol.
Recorde-se que, com o TT, começa, igualmente, o desaparecimento gradual do não menos famoso cinco cilindros que, neste momento, está ainda disponível em propostas como o RS3 e o RS Q3. Isto, apesar do desportivo ter contado, nas duas primeiras gerações, também com um V6.
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Quanto ao futuro, a Audi sugeriu já a possibilidade do TT regressar um dia, mas como proposta 100% elétrica, embora a decisão ainda não tenha sido tomada.
Quanto às carroçarias, a expectativa é de que, mesmo elétrico, o TT do futuro possa continuar a existir, tanto na forma de coupé, como roadster.