No âmbito da sua nova estratégia de produto, a Audi vai substituir o A4 pelo A5, que estreia a arquitetura PPC e oferece motorizações de combustão de 2,0 litros a gasolina (TFSi) e diesel (TDI).
A Audi vai lançar a nova gama A5 que se destina a substituir a família A4 e estará disponível com motorizações de combustão, quer nas carroçarias berlina e carrinha.
Esta alteração estratégica sublinha a nova convenção de designações da marca alemã, reservando os números ímpares para os modelos de combustão e os pares para os elétricos.
Juntamente com o A4 berlina e Avant (carrinha), o novo modelo também substituir o A5 Sportback, já que o novo A5 berlina vem com cinco portas, incluindo uma prática tampa da bagageira.
Entre as novidades destaque para uma postura mais agressiva, que se deve aos guarda-lamas alargados, aos faróis LED de flanqueiam a grelha mais estreita e as enormes entradas de ar nos pára-choques que parecem saídas de um modelo de elevadas prestações da Audi Sport.
PPC em estreia
O novo Audi A5 é o primeiro modelo de produção a utilizar a nova arquitetura PPC (Premium Platform Combustion), que consiste numa versão atualizada da plataforma MLB Evo (Modular Longitudinal Matrix). Em comparação com a sua antecessora, a distância entre-eixos aumentou 68 mm para os 2900 mm.
O interior do novo A5 apresenta um design moderno. A marca alemã abandonou o painel de bordo recheado de botões por um esquema mais sofisticado e com equipamentos de série que o posicionam num território mais premium.
A secção central conta com um ecrã panorâmico curvo, que combina um painel de instrumentos de 11,9" com um enorme ecrã tátil de 14,5" para o Audi MMI. Um avançado head-up display ajuda a manter os olhos sempre no trânsito. Em opção está disponível um segundo ecrã de 10,9" para o passageiro.
Motores 2.0 TFSI e TDI
No capítulo mecânico não prevista por agora qualquer versão elétrica, pelo que o A5 será proposto com motorizações de quatro cilindros a gasolina e diesel de 2,0 litros.
O propulsor a gasolina - o conhecido 2.0 TFSI - possui um turbocompressor de geometria variável (VTG) e um processo de combustão melhorado para otimizar a eficiência. As versões de tração dianteira recebem a motorização de 150 cv e as de tração integral - quattro - as de 204 cv.
No que se refere à opção diesel, esta está associada à tecnologia híbrida suave (mild-hybrid) de 48V para reduzir as emissões. O propulsor diesel oferece uma potência de 204 cv e um binário de 400 Nm, enquanto o motor elétrico adiciona 24 cv.
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O novo 2.0 TDI eletrificado garante uma aceleração mais rápida e um menor consumo de combustível, estando associado a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem, que transmite a potência às rodas da frente ou às quatro rodas, graças ao lendário sistema de tração integral quattro da Audi.