Chega em 2021. Audi desvenda novo SQ5 TDI com revisto V6 TDI

Depois da apresentação da nova geração Q5, a Audi desvenda, agora, a nova geração do SQ5 TDI, com um revisto 3.0 V6 TDI.

Depois da apresentação da nova geração Q5, no último verão, a Audi desvenda, agora, a nova geração do SQ5 TDI. Marcado não somente por todas as alterações estéticas e técnicas exibidas pelas versões mais convencionais, mas também e principalmente, pela introdução de um revisto 3.0 V6 TDI.

Aliás e começando, precisamente, pelo renovado 3.0 V6 TDI, surge agora a anunciar 341 cv de potência e 700 Nm de binário, entre as 1.750 e 3.250 rpm. Argumentos que lhe permitem acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, mantendo-se a velocidade máxima limitada a 250 km/h.

Resultado das alterações operadas no bloco, e que passaram pela colocação de pistons em aço forjado ao invés de alumínio, a par de um retorno escalonado para uma combustão mais rápida e eficiente, o V6 tornou-se, acima de tudo, mais eficiente, além de ter passado a disponibilizar a potência mais cedo.

A ajudar a estas melhorias, novos sensores piezoelétricos para os injetores de solenóide, enquanto o intercooler é agora um refrigerador indirecto de água/ar, montado dentro do 'V' do motor. Sendo que, também o turbocompressor, passa a contar com uma roda mais pequena e leve, ao mesmo tempo que o coletor de escape, passa a estar melhor isolado.

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Tal como até aqui, mantém-se o contributo do sistema Mild Hybrid de 48V, o qual consegue recuperar até 8 kW de potência e fazer o veículo circular, até um total de 40 segundos, com o motor desligado. Com a Audi a atribuir, ainda, a este sistema híbrido moderado, ganhos nos consumos de até 0,7 l/100 km.

Igualmente presente, continua o compressor elétrico que trabalha em conjunto com o turbocompressor mecânico, mais precisamente, injectando ar no motor sempre que o fluxo de gases de escape é muito pequeno para conseguir fazer girar as pás do turbo. Solução que, acrescente-se, permite eliminar o chamado turbo lag, ou seja, a demora na entrada em funcionamento do turbocompressor.

Menor distância ao solo com maior feeling desportivo

Passando aos restantes aspectos técnicos, destaque para o facto do SQ5 TDI apresentar uma distância ao solo reduzida em 30 mm, face às versões convencionais, graças à opção por uma suspensão S Sport com amortecedores activos. Sendo que, para os mais exigentes, a Audi disponibiliza, ainda e em opção, um diferencial de cariz mais desportivo, assim como uma suspensão adaptativa a ar, de configuração igualmente ainda mais desportiva.

A fazer a ligação ao solo, jantes em liga leve de 20" com pneus 255/45, mas que, diga-se, também podem ser substituídas, por umas opcionais jantes de 21".

Já no capítulo da iluminação, a garantia de faróis dianteiros em LED, com o Matrix LED a surgir como opcional, o mesmo acontecendo com a tecnologia OLED, nos farolins traseiros.

Interior premium e tecnológico

Passando ao habitáculo, um design semelhante ao desvendado com as versões mais convencionais, ainda que exponenciado nos materiais e revestimentos, através da utilização da pele, natural e sintética, pespontos contrastantes no volante e bancos (ajustáveis eletricamente) e aplicações em alumínio.

A estes, soma, depois, uma forte componente tecnológica, traduzida na mais recente evolução do sistema de infoentretenimento MMI (MIB 3), operável através da voz ou do ecrã táctil de 10,1"; num painel de instrumentos de 12,3" com três layouts distintos (Dynamic, Sport e Classic); assim como, nas versões mais equipadas, num head-up display a projectar informação importante na linha de visão do condutor.

Chega em 2021

Agora apresentada, a nova geração Audi SQ5 TDI tem chegada prevista à Europa durante o primeiro trimestre de 2021, altura em que a produção deverá arrancar na fábrica mexicana de San José Chiapa.

Segundo avança, desde já, a Audi, o novo SQ5 TDI deverá apresentar-se nos concessionários oficiais com preços a partir de 68 137 euros... na Alemanha.