Audi SQ2 acelera para Paris

Foram dadas a conhecer as informações sobre um modelo que, segundo a marca, "supera todos os rivais do segmento". Essa supremacia anunciada para o Audi SQ2 resulta das elevadas doses de potência que são obtidas com recurso ao motor 2.0 TFSi Grandes salões automóveis, como aquele que amanhã abre portas em Paris, estão sempre repletos de novidades. Mas, em alguns stands a quantidade de novos modelos é maior do que em outros. Na Mondiale de L'Automobile 2018, que está prestes a ser inaugurada na capital gaulesa, o espaço da Audi promete estar repleto de modelos que se mostram ao público pela primeira vez. Afinal, depois dos novos e-Tron, Q3 e A1, juntamente com os renovados TT e A4, foi agora confirmado que também o Audi SQ2 terá estreia mundial no Salão de Paris.  

Desportivismo nas formas

Quando se vê a dianteira do novo SUV compacto desportivo da marca, são visíveis desde logo distinções em comparação ao Q2 original (como já tínhamos mostrado em fotos-espia). A icónica grelha Singleframe tem agora oito barras verticais, e sob as suas formas octogonais podem ver-se as formas do splitter que une as entradas de ar nas laterais do para-choques. Ao ser visto de perfil, também sobressaem as formas mais volumosas das saias laterais do Audi SQ2, bem como o prolongamento da linha do teto através de um spoiler de generosas dimensões. Além de melhorar a aerodinâmica, ele ajuda a dar um caráter mais desportivo à retaguarda, em conjunto com o para-choques que integra quatro saídas de escape.   A bordo também o visual do Audi SQ2 enfatiza a sua personalidade mais dinâmica. Dependendo dos mercados (ainda não sabemos informações concretas para Portugal), existem equipamentos como os bancos desportivos, volante desportivo multifunções, pedais em alumínio e soleiras das portas iluminadas e com a projeção do logo "S". Com uma imagem que pode ser otimizada com recurso a packs interiores e exteriores, outro ponto em destaque no Audi SQ2 é o seu cariz tecnológico. Ele é comprovado por aquilo que se pode ver, como o Audi Virtual Cockpit ou o Cruise Control Adaptativo, como por aquilo que se pode sentir, através de assistências que incluem a manutenção em faixa ou a travagem de emergência.  

Alma sob o capot

A dar asas a todo o desportivismo do Audi SQ2 está um potente bloco de dois litros a gasolina. Trata-se do 2.0 TFSI de 300cv e com um binário de 400Nm entre as 2000 e as 5000RPM. Estes valores garantem, afirma a marca dos quatro anéis, que o Audi SQ2 "supera todos os rivais do segmento". Para dar força a esta frase, anuncia que o SUV consegue atingir os 100 km/h em apenas 4,8 segundos.   Uma das características que ajudou a melhorar a dinâmica e a rapidez foi o peso do motor de 1984cc. Isto porque este bloco turbo pesa apenas 150kg, algo que ajudou também a melhorar a distribuição das massas entre os dois eixos. Também são referidos outros "segredos" do Audi SQ2, como a árvore de cames e o escape com controlos ajustáveis para otimizar o fluxo de ar enviado para o turbocompressor, cuja pressão máxima ascende a 1.4 Bar. A caixa de velocidades será a STronic de sete velocidades, que recorre a uma dupla embraiagem com banho de óleo oferecido por duas bombas, uma de acionamento mecânico e outra com sistema eletrónico. E depois surge, de origem, o sistema quattro a canalizar a potência entre os dois eixos. Para este sistema é destacada a rapidez de transferência entre os dois eixos, sendo possível em milissegundos enviar 100% da força para o eixo traseiro quando as rodas dianteiras perdem aderência.   Uma última referência para a suspensão, já que o Audi SQ2 foi colocado 20mm mais perto do solo, um mudança que o ajuda a garantir uma postura mais agressiva. E, para lidar com a maior necessidade de um comportamento ágil, a direção progressiva foi igualmente alvo de novas afinações.  

As novidades que fazem companhia ao Audi SQ2 em Paris

Audi A1
Audi Q3
Audi e-Tron
Audi TT
Audi A4