Apesar da aposta EV. Audi Sport prevê futuros RS PHEV "impressionantes"

Apesar a caminho da mobilidade 100% elétrica, a Audi Sport acredita que a solução PHEV poderá resultar em versões RS "impressionantes".

Embora também ela comprometida com a mobilidade exclusivamente elétrica, a Audi Sport não parece disposta a deixar cair, no imediato, a combustão. Descrevendo, mesmo, a solução híbrida plug-in (PHEV), como uma hipótese "não menos impressionante", para os RS futuros...

Confirmado que já foi o desaparecimento progressivo, tanto do muito galardoado cinco cilindros em linha, como do ainda mais impressionante V10 que equipa, por exemplo, o R8, a Audi faz questão de garantir que, ainda assim, a emoção não desaparecerá, em particular, dos modelos RS.

Em declarações à britânica Autocar, é o próprio responsável máximo pela divisão mais desportiva da marca dos quatro anéis, Sebastian Grams, que deixa esta garantia, avançando que a Audi está, inclusivamente, à procura de "novos tipos de conceitos", capazes de substituir, por exemplo, o tradicional desportivo de motor central.

Último modelo dos quatro anéis com motor em posição central, o R8 deverá vir a conhecer sucessor, embora já com base num novo conceito de desportivo
Último modelo dos quatro anéis com motor em posição central, o R8 deverá vir a conhecer sucessor, embora já com base num novo conceito de desportivo

Mesmo sem entrar em grandes detalhes, Grams avança, ainda, que o futuro trará mais SUV de posicionamento RS, ao mesmo tempo que deixa a certeza de que, em termos de berlinas, a oferta não se ficará pelo já disponível RS e-tron GT.

LEIA TAMBÉM
Com 630 cv e 850 Nm. Audi RS6 Avant e RS7 Sportback ganham versão Performance

Contudo, tão ou mais surpreendente do que esta certeza, é o facto do homem-forte da Audi Sport assegurar que, mesmo com a eletrificação de acelerador a fundo, o motor de combustão ainda tem futuro. Mais concretamente, através de novas soluções híbridas plug-in (PHEV), as quais "não serão menos incrível que as propostas hoje em dia em comercialização".

Ainda assim, garantido, está, igualmente, que todas as versões RS existentes, a partir de 2030, contarão, forçosamente, com algum tipo de eletrificação.

Numa altura em que o fim, quer do galardoado cinco cilindros, quer do imponente V10, parece já decretado, a Audi Sport vê nas motorizações PHEV uma solução para os RS... mas não com quatro cilindros
Numa altura em que o fim, quer do galardoado cinco cilindros, quer do imponente V10, parece já decretado, a Audi Sport vê nas motorizações PHEV uma solução para os RS... mas não com quatro cilindros

Finalmente, o director da Audi Sport deixa, ainda, a certeza de que, a estratégia de não fazer de todo e qualquer modelo Audi, um RS, é para continuar, até para que não assista, segundo Grams, a uma "inflação RS". Estando também já decidido de que, ao contrário do que acontece em rivais como a Mercedes-Benz, a marca dos quatro anéis não recorrerá à solução quatro cilindros eletrificado, para fazer versões RS mais poupadas e menos poluentes, ainda que potentes.