Apresentado o primeiro SUV 100% elétrico da marca, o Q4 e-Tron, a Audi promete não ficar aí e prepara já, para o Salão Automóvel de Xangai, mais um lançamento... eletrizante. Modelo do qual, no entanto, pouco mais se sabe, a não ser que será um sedan, elétrico.
Claramente de acelerador a fundo no domínio da Mobilidade Elétrica, ainda para mais depois da rival Mercedes-Benz ter apresentado seu novo topo de gama zero emissões, EQS, a Audi continua a desenvolver todos os esforços no sentido fazer crescer o seu line-up de propostas 100% elétricas.
Com o e-Tron GT já em comercialização e o SUV compacto Q4 e-Tron a caminho, a marca dos quatro anéis acaba de difundir um novo teaser, daquele que, em princípio, será o seu próximo modelo elétrico. O qual, acrescenta o fabricante, será oficialmente desvendado na edição deste ano do Salão Automóvel de Xangai, na China, cujas portas abrem na próxima semana.
Para já conhecido apenas através das duas imagens divulgadas, a primeira no site de imprensa da marca, a segunda através da rede social chinesa Weibo, este novo modelo, do qual, diga-se, a Audi não revelou mais quaisquer detalhes, será, à partida, uma berlina. Cujo posicionamento, em termos de gama, situar-se-á abaixo do e-Tron GT.
Segundo alguns rumores, o sedan elétrico deverá exibir dimensões semelhantes às do actual A5 e A6, recorrendo à mesma plataforma PPE - Premium Platform Electric, desenvolvida pela Audi, em conjunto com a Porsche. E que já serve de base a modelos como o e-Tron GT e o Porsche Taycan.
LEIA TAMBÉM
Audi e-tron GT. O mais evoluído de sempre
Além da plataforma, esta nova berlina deverá utilizar, igualmente, o mesmo sistema elétrico de 800V já conhecidos dos modelos atrás referidos, tudo apontando para que ofereça uma autonomia a rondar os 480 km. Sendo que, mantida deverá ser, ainda, a configuração de tracção traseira, com motor colocado sobre o eixo posterior, embora as variantes mais potentes e desportivas, possam vir a exibir, igualmente, uma solução de dois motores, com um deles sobre o eixo dianteiro, a assegurar a mais-valia da tracção integral.
Vale a pena recordar que esta berlina deverá fazer parte de um conjunto de elétricos anunciados ainda no final de 2019, que a marca disse, então, serem baseados na plataforma PPE. Embora tenham sido apresentados sem mostrar muito das linhas, na penumbra.
Finalmente, referir que a Audi não deverá lançar este sedan elétrico, no mercado, antes de 2023.