Até aqui sem rival directo, a carrinha Mercedes-AMG C43 deverá ganhar, em breve, um adversário à altura. Isto porque a Audi estará já a preparar o futuro S4, já para 2023.
A notícia é avançada pela publicação britânica Autocar, acrescentando que o modelo manterá grande parte das linhas gerais do modelo base, ainda que acrescidas de uma grelha frontal reformulada, mais baixa e larga, faróis mais finos, além de uma linha de tejadilho mais angular que o modelo atual.
Também por se tratar de uma versão mais vitaminada, a S4 Avant deverá ostentar, ainda, um conjunto de ponteiras de escape duplas.
Já no habitáculo, os rumores apontam no sentido de que a futura S4 venha a exibir uma espécie de painel de instrumentos flutuante, por detrás de um novo volante de fundo quadrado, além de uma consola central mais despida que no modelo atual. O que faz antever que grande parte dos comandos relacionados com as funções acessórias tenham sido integrados no ecrã central sensível ao toque.
Finalmente e ainda segundo a mesma publicação, o modelo também deverá prescindir da tradicional manete da caixa de velocidade, a qual deverá ser substituída por um comando menos intrusivo, aproveitando igualmente o facto do modelo ser proposto, de série, com transmissão automática de dupla embraiagem e sete (ou oito) velocidades.
Quanto ao motor e numa altura em que já se aguarda por uma atualização nas motorizações, tanto da BMW Série 3 Touring, como da Mercedes-AMG C43, as informações entretanto surgidas apontam no sentido de que esta Audi S4 Avant venha a disfrutar da quinta evolução do conhecido quatro cilindros 2,0 litros, embora e para já, sem potência conhecida.
LEIA TAMBÉM
Novo Audi RS4 Avant traz um visual mais agressivo
Segundo a Autocar, a carrinha de Munique também deverá receber uma versão mais recente da suspensão dianteira e traseira multi-link construída, em grande parte, em alumínio, o que, a acontecer, também deverá fazer com que o modelo venha a beneficiar do conhecido sistema de amortecimento activo.
RS4 Avant também a caminho
Entretanto e embora com a marca dos quatro anéis a trabalhar na S4 Avant, parece já certo que a subida de patamares não ficará por aqui e a caminho estará, igualmente, uma ainda mais potente Audi RS4 Avant. Neste caso, mantendo o já conhecido V6 2,9 litros a gasolina com dois turbocompressores e que, graças também à inclusão de uma componente elétrica, deverá debitar mais do que os 450 cv de potência e 600 Nm que a geração atual.
De resto, a integração de um modo RS com tracção às quatro rodas, mas exclusivamente elétrico, está igualmente nos planos, até porque o Audi tem como objectivo disponibilizar uma oferta 100% elétrica até 2033. Sendo que, desta meta, faz igualmente parte o objectivo que passa por lançar o último modelo exclusivamente a combustão, o mais tardar, em 2033.
Entretanto, em desenvolvimento, em Ingolstadt, está, igualmente, o futuro A4 e-tron elétrico, apontado como um rival directo do Tesla Model 3, assim como do recentemente apresentado BMW i4. Esta nova proposta tem por base a nova plataforma Premium Platform Electric, ou PPE, desenvolvida em conjunto pela Audi e pela Porsche.