Corria o ano de 1996 quando a Audi apresentou o A3, modelo que deu origem ao segmento dos compactos premium. Rapidamente se tornou num estrondoso sucesso, levando a marca de Inglostadt a apostar numa versão desportiva, que surgiria três anos depois, equipada com um motor turbo de 1,8 litros, com cinco válvulas por cilindro, 210 cv de potência, caixa manual de seis velocidades e tracção integral. Nascia, assim, o Audi S3, que acabaria por se tornar numa das referências da categoria.
A quarta geração do A3 e do S3 foi lançada em 2020, tendo conhecido uma atualização já este ano. Não obstante as suas inegáveis qualidades dinâmicas faltava ao Audi S3 qualquer coisa que fizesse verdadeiramente a diferença para um desportivo compacto. Não havia dúvidas que era indiscutivelmente rápido, oferecia uma condução acutilante e superava as condições mais exigentes com elevado à vontade.
Contudo, estava longe de proporcionar a mesma diversão ao volante do que o Audi RS3 ou o Volkswagen Golf R, só para falar de modelos do grupo Volkswagen. Para agravar a situação, os materiais utilizados no habitáculo pareciam ser de qualidade inferior à geração anterior do S3.