Audi S3 Sportback TFSI quattro. Vestir a pele de lobo

A Audi não hesitou em vestir a pele de lobo ao S3 que interpreta com distinção aquilo que melhor pode oferecer um desportivo compacto premium, beneficiando das melhorias mecânicas introduzidas pela marca na sua recente atualização. Se já era rápido e seguro a acelerar, agora ainda ficou melhor...

A Audi não hesitou em vestir a pele de lobo ao S3 que interpreta com distinção aquilo que melhor pode oferecer um desportivo compacto premium, beneficiando das melhorias mecânicas introduzidas pela marca na sua recente atualização. Se já era rápido e seguro a acelerar, agora ainda ficou melhor...

Corria o ano de 1996 quando a Audi apresentou o A3, modelo que deu origem ao segmento dos compactos premium. Rapidamente se tornou num estrondoso sucesso, levando a marca de Inglostadt a apostar numa versão desportiva, que surgiria três anos depois, equipada com um motor turbo de 1,8 litros, com cinco válvulas por cilindro, 210 cv de potência, caixa manual de seis velocidades e tracção integral. Nascia, assim, o Audi S3, que acabaria por se tornar numa das referências da categoria.

A quarta geração do A3 e do S3 foi lançada em 2020, tendo conhecido uma atualização já este ano. Não obstante as suas inegáveis qualidades dinâmicas faltava ao Audi S3 qualquer coisa que fizesse verdadeiramente a diferença para um desportivo compacto. Não havia dúvidas que era indiscutivelmente rápido, oferecia uma condução acutilante e superava as condições mais exigentes com elevado à vontade.

Contudo, estava longe de proporcionar a mesma diversão ao volante do que o Audi RS3 ou o Volkswagen Golf R, só para falar de modelos do grupo Volkswagen. Para agravar a situação, os materiais utilizados no habitáculo pareciam ser de qualidade inferior à geração anterior do S3.

Isto significa que o Audi S3 tinha muita margem para evoluir e os engenheiros da Audi não se fizeram rogados, tendo trabalhado bastante nesta atualização de meio de ciclo de vida, designadamente no capítulo mecânico. A potência do motor aumentou 23 cv, de 310 cv para os míticos 333 cv, as passagens de caixa ficaram mais rápidas e foi introduzido um diferencial traseiro com repartição dinâmica, oriundo do Audi RS3.

O departamento de marketing da Audi não hesita em reivindicar que se tratou de “mais do que uma mera atualização de produto”. Mas será exagero da marca ou, se calhar, nem por isso?

Imagem musculada

Começando pelo design exterior não há dúvidas que o Audi S3 passou a exibir um visual ainda mais desportivo e musculado, sensação essa reforçada pela pintura cinza mate da unidade ensaiada, mas que integra a extensíssima lista de opcionais e tem um custo de…6680 euros.

A grelha hexagonal volumosa e a moldura Singleframe, por seu lado, são mais planas e largas. Os elementos de design em L acentuam a grelha que, juntamente com as grandes entradas de ar laterais, sublinham o caráter dinâmico do S3. O spoiler dianteiro, com os dois suportes verticais inspirados no universo da competição, estabelece a ligação entre ambos e rebaixa ainda mais visualmente o S3.

O novo pára-choques traseiro reforça igualmente o aspeto dinâmico. A estrutura da Singleframe com as suas duas asas em L é refletida no spoiler traseiro por cima do difusor. A sua divisão em duas partes contribui para um design específico S, transmitindo um visual ainda mais desportivo em combinação com os refletores verticais laterais.

O aspeto dinâmico é reforçado pelas quatro saídas de escape, que é outra caraterística dos modelos S. O sistema de escape de elevadas prestações da Akrapovic, disponível em opção por 5080 euros, tem um silenciador em titânio. As pinças de travão em vermelho também sublinham o aspeto desportivo que se pretende, mas também integram a lista dos extras, custando 365 euros.

Interior revisto

Respondendo às críticas relativas à qualidade dos materiais utilizados nesta última geração do Audi S3, a marca alemã aproveitou esta atualização para fazer uma profunda revisão do habitáculo. O painel de bordo foi redesenhado e apresenta um aspecto mais agradável e sofisticado, tendo recebido novos revestimentos premium, enquanto a consola central também foi modificada. As saídas da ventilação com molduras cromadas são maiores, enquanto o seletor da transmissão também é ligeiramente diferente.

Será de referir que este não é um dos habitáculos minimalistas da Audi, continuando presentes comandos físicos para funções como a climatização, a seleção dos modos de de condução, entre outros.

O painel de bordo integra o Virtual Cockpit, com dois ecrãs digitais, para o quadro de instrumentos e para o sistema de informação e comunicação. Contudo, o pacote MMI Navigation Plus é mais dos muitos opcionais (1400€), assim como o Pacote Climatização, com ar condicionado automático e bancos dianteiros aquecidos (780€) ou o Pacote Chave Comfort com Safelock e alarme (1045€).

Os bancos dianteiros oferecem múltiplas posições de regulação e proporcionam um bom apoio apoio, sendo assim fácil encontrar a melhor posição atrás do volante. Contudo, os assentos Sport integram o pacote S line e custam 2065 euros, enquanto a regulação elétrica do banco do condutor também é opcional (470€), o mesmo acontecendo com o sistema de som Sonos Premium 3D (490€) ou a câmara traseira (335€).

A habitabilidade é suficiente para quatro ocupantes porque o túnel da transmissão elevado não favorece o conforto de quem vai ao meio. A bagageira oferece uns aceitáveis 380 litros, podendo aumentar para os 1200 litros com o rebatimento dos assentos traseiros.

333 cv debaixo do pé

Por baixo do capot encontra-se o motor a gasolina sobrealimentado de quatro cilindros EA888 do Volkswagen Group. Apesar de nunca ter faltado potência ao Audi S3 antes desta atualização, isso não impediu o engenheiros da marca de conseguirem extrair mais 23 cv a este propulsor, passando a debitar 333 cv, enquanto o binário aumentou para os 420 cv entre as 2100 rpm e as 5500 rpm. O motor está acoplado a uma transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades que distribui a potência pelas quatro rodas através do conhecido sistema de tração integral quattro.

Os engenheiros da Audi também reviram a programação da transmissão S tronic, tendo sido reduzido para metade o tempo nas passagens de caixa. Isso ainda é mais percetível quando se opta pelo modo sequencial, sendo as mudanças engrenadas manualmente através das patilhas atrás do volante. Nas reduções é audível o som diabolicamente agradável oriundo do tubo escape, ampliado, no caso da unidade ensaiada, pelas quatro saídas da Akrapovic.

O turbocompressor também foi afinado para trabalhar durante mais tempo, permitindo não só melhorar a resposta do acelerador, mas, também, subir mais rapidamente de rotação desde os baixos regimes. Isto traduz-se em melhores prestações, designadamente na aceleração dos 0 aos 100 km/h, com a marca a anunciar uma redução de 0,1 segundos para os 4,7 segundos, mas, provavelmente, essa deve ser uma estimativa conservadora. Em estrada, o S3 é incrivelmente rápido e seguro a acelerar. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

O Audi S3 oferece vários programas de condução - efficiency, comfort, dynamic plus e individual - sendo o dynamic plus a escolha natural pela menor intervenção da eletrónica.

Para garantir solidez ao pisar na estrada, o Audi S3 conta com suspensões independentes com amortecedores adaptativos que foram reajustados para oferecerem mais firmeza.

Diferencial traseiro do RS3

O excelente comportamento dinâmico também é garantindo pelo “torque splitter”, estreado no RS3, que consiste em duas embraiagens multidisco localizadas na saída do diferencial traseiro que permitem ganhar capacidade de tração, sobretudo na saída das curvas mais apertadas. Para melhorar a entrada em curva, a Audi retocou o câmber das rodas dianteiras, enquanto o eixo da frente se tornou mais incisivo e obediente quando se aumenta o ritmo.

O sistema de travagem também foi otimizado para garantir uma maior estabilidade, graças aos discos ventilados de 357 mm no eixo dianteiro e de 310 mm no traseiro.

Para apoiar a condução, o Audi S3 conta não só com os sistemas de segurança obrigatórios pelo regulamento europeu de segurança GSR2, facilmente acessíveis através  de comandos físicos. Outros assistentes integram a lista de opcionais como, por exemplo, o cruise control adaptativo (345€), o assistente e alerta de faixa de rodagem (645€), o assistente de luzes de máximos (185€).

VEREDICTO

Com esta atualização, a Audi procurou fazer uma aproximação maior ao RS3, não tanto em termos de potência onde continua a existir uma clara diferença, mas sobretudo no comportamento. O diferencial traseiro herdado do RS3 é o grande responsável por esta evolução, já que proporciona uma dinâmica totalmente nova. Além disso, a afinação do chassis do S3 permite oferecer uma condução cómoda e civilizada no dia-a-dia, como também fazer jus à pele de lobo em circuito.

Em termos de preço, o Audi S3 custa 65 700 euros, mas vem quase despido de equipamento, já que praticamente tudo o que interessa é opcional, o que explica que o preço final da unidade ensaiada ultrapasse os 94 mil euros. Graças a esta atualização, o Audi S3 recupera algum do ímpeto perdido no lançamento da quarta geração e promete por em respeito a principal concorrência, nomeadamente o Mercedes-AMG A 35 4Matic e o BMW M135 xDrive.

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FICHA TÉCNICA

Audi S3 Sportback TFSI quattro

PREÇO  65 700€ (94 056 € versão ensaiada)

MOTOR Gasolina 4 cil. 1984 cc

POTÊNCIA 333 CV das 5600 às 6500 rpm

BINÁRIO 420 NM

TRANSMISSÃO Integral; Auto, 7 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,35/1,/1,82/1,43 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,63 M

PESO 1616 KG

BAGAGEIRA 325 - 1145 L

ACEL 0 - 100 KM 4,7 S

VEL. MAX 250 KM/H

CONSUMO WLTP 8,5 (9,5*) kW/100 km

EMISSÕES 191 G/KM

IUC 258,73 €

* Medições Turbo

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