Potência do novo Audi S3 é superior à do Volkswagen Golf R

O Audi S3 recebeu uma renovação de meio de ciclo de vida e com os os 333 cv passou a oferecer uma potência superior à do Volkswagen Golf R.

O Audi S3 recebeu uma renovação de meio de ciclo de vida e com os os 333 cv passou a oferecer uma potência superior à do Volkswagen Golf R. Estará disponível a partir do segundo trimestre nas carroçarias Sportback e Limousine.

Era estranho que o Volkswagen Golf R fosse mais potente e ligeiramente mais caro do que o Audi S3. Mas isso deixou de ser o caso porque na sua atualização de meio de ciclo de vida, o modelo da marca dos quatro anéis ganhou 23 cv potência 20 Nm de binário.

Assim, o motor turbo a gasolina de 2,0 litros do Audi S3 é desenvolve agora uma potência de 333 cv e um binário de 420 Nm. Isto significa que, por enquanto, tem mais 13 cv de potência que o Volkswagen Golf R, já que este também vai ser renovado ainda este ano. Na Europa já existem algumas edições especiais com 333 cv, igualando o Audi S3.

Dynamic photo, Colour: Ascari blue metallic

No que se refere a prestações, Audi anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos, graças à combinação de potência e motricidade. O binário máximo está disponível numa ampla faixa de regime, entre as 2.100 rpm e as 5.500 rpm. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h.

Repartidor de binário

A Audi afirma que quando o S3 é conduzido a uma velocidade constante com uma aceleração baixa a média, o turbocompressor permanece a uma rotação constante para melhorar o desempenho. Os engenheiros da marca alemã também fizeram algumas alterações na transmissão S tronic de sete velocidades, reduzindo o tempo de passagem de caixa sob carga total para metade.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Audi-S3-2024_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Audi-S3-2024_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Audi-S3-2024_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Audi-S3-2024_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Audi-S3-2024_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Audi-S3-2024_galeria_006.jpg]

O repartidor de binário do RS3 também passou a estar disponível no S3, permitindo uma distribuição de binário totalmente variável entre as rodas traseiras. Este dispositivo utiliza uma embraiagem de discos múltiplos controlada eletronicamente em cada veio de transmissão para distribuir de forma otimizada o binário entre as rodas traseiras, dependendo da situação de condução e do modo Audi drive select selecionado.

Modo dynamic plus

O novo Audi S3 oferece agora seis modos de condução, incluindo o dynamic plus, que envia o máximo de força possível para o eixo traseiro e para a roda traseira exterior à curva, resultando num "drift mode" controlado. 

O controlo eletrónico de estabilidade (ESC) passa a estar automaticamente ativo no modo sport. As intervenções modestas do sistema ESC asseguram uma experiência de condução otimizada e ainda mais emotiva em superfícies com diferentes coeficientes de atrito. 

Cockpit

O motor e a transmissão também foram afinados especificamente para o modo dynamic plus: em comparação com o modo dynamic, o regime de ralenti do 2.0 TFSI foi aumentado em 200 rpm (para 1.300 rpm) e a resposta ao acelerador torna-se ainda mais imediata. Além de passagens de caixa mais rápidas, a transmissão também contribui para uma dinâmica mais desportiva, com passagens de caixa mais tardias em aceleração e reduções mais precoces nas desacelerações.

Revisão interior

No capítulo estético, o novo Audi S3 distingue-se pela grelha Singleframe hexagonal, novos faróis LED e LED Matrix, luzes de circulação diurna configuráveis, No habitáculo existem bastantes alterações – desde o design da o seletor da transmissão e das saídas de ar até às aplicações decorativas em tecido e à nova iluminação interior.

LEIA TAMBÉM
Será que o Manhart S400 é melhor opção do que o Audi RS3?

O interior do Audi S3 é dominado por cores escuras com alguns elementos prateados. O forro preto do tejadilho, os pedais em aço inoxidável, as soleiras das portas iluminadas com inserções em alumínio com o logótipo S e os acabamentos interiores em alumínio realçam o seu caráter desportivo.