Depois do desvendar da nova geração A3, ainda em Março, a Audi encontra-se já a trabalhar naquela que é a versão mais desportiva da família, o Audi S3. O qual foi, de resto, agora apanhado, a caminho de Nürburgring, para mais um dia de trabalho...
Captada em fotos-espia, a nova geração Audi S3 foi avistada, através de duas unidades de desenvolvimento, embora já sem qualquer camuflagem. E, ao que tudo indica, naquela que será a roupagem de produção do modelo, com a qual chegará aos concessionários.
LEIA TAMBÉM
Audi A3 desvendado. Sofisticação é arma para apontar a Classe A e Série 1
De resto e segundo as fotos-espia agora divulgadas, entre outras publicações, pela norte-americana Carscoops, o próximo S3 dará seguimento à linguagem de design estreada pela Audi com a nova família A3. Com as diferenças a surgirem, por exemplo, na traseira, da qual se destacam quatro ponteiras de escape, perfeitamente integradas num difusor, a anunciarem potência acrescida. Difusor, que surge ainda lateralizado, por novas aplicações tipo favo de mel.
Igualmente específico desta versão, serão as entradas de ar, de maior dimensão, no pára-choques dianteiro, assim como uma grelha frontal, também ela com rede tipo favo de mel, embora com alvéolos de maiores dimensões.
Nos protótipos de desenvolvimento agora avistados, nota, ainda para jantes de novo design e maiores dimensões, acompanhadas de novas pinças de travão, assim como para um spoiler traseiro integrado tanto na tampa da mala (sedan), como no topo do óculo traseiro (hatchback), além de várias aplicações a negro nas molduras das janelas e nas capas dos retrovisores exteriores.
Embora as fotos não deixem qualquer indicação sobre o interior, não serão precisos muitos dotes de adivinhação para afirmar que o próximo S3 não deixará de trazer novidades igualmente no habitáculo. Ainda que estas não devam fugir muito dos já esperados volante multifunções mais desportivo, bancos desportivos, aplicações em vermelho e até, quiçá, alguns elementos em fibra de carbono. Tudo isto, a procurar acentuar o posicionamento mais desportivo do modelo.
LEIA TAMBÉM
Audi Nose Team. A equipa cuja principal tarefa é cheirar carros
Já debaixo do capot dianteiro, o novo Audi S3 deverá apresentar o já conhecido quatro cilindros 2.0 TFSI a gasolina a anunciar uma potência a rondar os 300 cv, acompanhado de uma caixa automática S tronic de dupla embraiagem.
Igualmente a ajudar a uma condução "segura e incisiva", conforme destaca a Audi, surge uma suspensão adaptativa, direcção com apoio eletromecânico e um sistema eletrónico de vectorização de binário, integrado no conhecido sistema de modos de condução Audi drive select. Sendo que, presente, está igualmente a mais recente evolução do conhecido sistema de tracção integral quattro, cuja maior qualidade é, sem dúvida, a capacidade de transformar o S3, num verdadeiro tracção traseira!
Configurado, especificamente, para este novo S3, este renovado sistema quattro tem, entre as suas maiores qualidades, a capacidade de direccionar até 100% do binário, para um só eixo, dependendo apenas, quer das condições da estrada (com a perda de tracção nas rodas da frente, por exemplo), quer o modo de condução seleccionado no Audi drive select.
Contudo e numa condução em condições normais, o Audi S3 actua, preferencialmente, como um tracção dianteira.