Assumido o objectivo de lançar apenas elétricos já a partir de 2026, a Audi tenta agora gastar o máximo de trunfos possíveis no que à combustão diz respeito, agora, tendo como protagonistas os RS6 Avant e RS7 Sportback. Propostas que, graças a uma nova versão Performance, passam a garantir, não somente mais potência, como também uma ainda maior capacidade de aceleração!
As melhorias conseguidas resultam, desde logo, de evoluções feitas no conhecido V8 4.0 litros biturbo a exibir a tradicional sigla TFSI e que passa a anunciar uma potência máxima de 630 cv, a par de um binário máximo de 850 Nm.
Face às versões até aqui em comercialização, estes valores confirmam um aumento de cerca de 41 cv e 50 Nm, que acaba contribuindo, igualmente, para uma diminuição no tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h em qualquer um dos modelos Audi – 3,4s passa a ser o tempo anunciado, ou seja, menos duas décimas de segundo.

A ajudar a aproveitar este incremento de potência, a inclusão, de série, do RS Dynamic Package, o qual permite elevar igualmente a velocidade máxima anunciada, para 280 km/h, aproveitando ainda os benefícios da inclusão de um sistema de rodas traseiras direccionais.
LEIA TAMBÉM
Com mais potência e velocidade. Audi RS3 ganha Performance Edition
Finalmente e a par destas soluções técnicas, a introdução de um novo diferencial central autoblocante, mais pequeno e leve, e que favorece o envio de potência para as rodas traseira (60%) em situações de condução normal, podendo mesmos chegar aos 85%. Assim como e em caso de necessidade, até 70% ao eixo dianteiro.
Aa versões Performance da RS6 Avant e RS7 Sportback beneficiam, ainda de uma redução de 20 kg no peso, fruto, também, da adopção de jantes em alumínio, de 21 polegadas ou 22" como opção, revestidas a pneus Continental Sport Contact 285/30. E que, graças a um novo processo de forjamento e corte, conseguem uma redução de 5 kg face à solução tradicional.

De resto e caso se opte pelo conjunto (opcional) de discos de travão em cerâmica, serão menos 34 kg que com a solução em aço proposta de série, além da garantia de um ligeiro aumento na velocidade máxima permitida, para os 305 km/h.
Com uma estética exterior que pode ser embelezada com uma de 16 cores exteriores, complementadas com pormenores de acabamento fosco ou metálico, estes novos RS6 Avant e RS7 Sportback apresentam, ainda, um interior apenas ligeiramente reformulado, graças à aplicação de detalhes contrastantes, couro Valcona perfurado nos bancos e microfibra Dinamica nas laterais da consola e manche da caixa. Além de projectores LED montados nas portas dianteiras a projectarem a inscrição 'RS Performance'.

A partir de 135 mil euros
Já disponíveis para encomenda, tanto o Audi RS6 Avant, como o RS7 Sportback, têm como preço de entrada, para esta versão Performance, 135.000 Euros. Na Alemanha, bem entendido...