Com a Audi determinada a colocar um ponto final no lançamento de novos modelos a combustão dentro de apenas cinco anos, eis que surge a notícia de que, pelo mesmo caminho da electrificação pura, seguirão os modelos mais desportivos, identificados pela sigla 'RS'. A começar, numa já em preparação RS6 Avant 100% elétrica.
A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que, esta versão 100% elétrica da futura carrinha desportiva da Audi, deverá ser apresentada já em 2023. Juntando-se, contudo, a uma versão bem menos correcta, ambientalmente falando, já que é impulsionada por um V8 a gasolina.
Contudo e ainda antes da chegada da RS6 Variant, a Audi tem previsto, já para 2022, o lançamento do novo A6 e-tron, o primeiro modelo do género 100% elétrico, e cujas imagens oficiais do concept já apresentado, aqui reproduzimos.
No que diz respeito à futura carrinha RS6 zero emissões, os rumores agora surgidos apontam para que recorra à plataforma PPE, desenvolvida em conjunto pela Audi e pela Porsche. E que, de resto, servirá de base a outras propostas futuras, como é o caso do já anunciado Porsche Macan EV.
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Apontada como uma alternativa mais sofisticada à atual solução que serve de base a muitos dos modelos 100% elétricos do grupo Volkswagen, a MEB, esta nova plataforma deverá contar com argumentos acrescidos como uma suspensão electrónica a ar, rodas traseiras direccionais e vectorização de binário. Tudo, para ajudar a uma maior eficácia da parte de uma carrinha assumidamente desportiva que deverá anunciar perto de 610 cv de potência.
O futuro A6 e-tron concept, por exemplo, foi anunciado com uma potência máxima de 477 cv, a par de um binário instantâneo de 800 Nm.
Graças aos mais de 600 cv de potência, a carrinha RS6 Avant e-tron deverá ser também capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em pouco mais que três segundos, ainda que e por se tratar de um modelo focado na performance, sem a mesma autonomia que o sedan, afirma a Autocar.
No caso do A6, para o qual a Audi prometia uma bateria de 100 kWh, as expectativas são de que o modelo consiga oferecer uma autonomia na ordem dos 700 quilómetros, já segundo o mais exigente ciclo WLTP.
A terminar, a publicação britânica destaca, ainda, aquilo que diz serem as preocupações dos responsáveis da Audi com o preço final desta RS6 Avant e-tron, uma vez que, a actual, a gasolina, já apresenta um preço consideravelmente alto, ainda antes de impostos.